campa-insta


Silenciosa, hipertensão arterial requer atenção

Compartilhar no WhatsApp!
Cardiologista chama a atenção sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar e tratar a doença

(Foto: Getty Images)
Para uma pressão ser considerada normal, ela deve estar em 12 por 8
A hipertensão arterial é caracterizada pela alta pressão que o sangue exerce para se movimentar a partir das artérias do coração. Para uma pressão ser considerada normal, ela deve se manter em torno de 120/80 mmHg – ou 12 por 8.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que a doença atinja em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos, e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Dentre as causas da hipertensão, 90% se devem ao histórico familiar e 10% a patologias como alteração renal, arterial e endocrinológica. No entanto, além da idade de risco e da hereditariedade, outros fatores contribuem para a pressão alta: fumo, excesso de álcool, má alimentação (principalmente o excesso de sal nos alimentos), estresse, obesidade, diabetes e sedentarismo.

A maioria dos hipertensos não apresenta qualquer sintoma da doença. Sinais como dor de cabeça, dor na nuca, enjoos, tonturas, sangramento nasal, rubor facial e falta de ar podem estar associados à pressão alta, mas não são específicos dela. Por isso, é importante consultar um cardiologista periodicamente.

Após o diagnóstico da doença, deve-se seguir à risca as recomendações do médico, não realizar a automedicação e promover uma mudança drástica no estilo de vida. “Vale ressaltar que a mudança de hábitos é um dos principais fatores para o controle da hipertensão. Além disso, visitar seu médico uma vez por ano e seguir as orientações dele é fundamental”, afirma George Fernandes Maia, cardiologista do Seconci-SP.

A seguir, o profissional dá dicas para manter um estilo de vida mais saudável e diminuir os riscos de hipertensão:

· Evitar o consumo de carboidratos, gordura e sódio em excesso, além de manter hábitos saudáveis de alimentação.
· Ingerir dois litros de água por dia.
· Não fumar.
· Evitar o consumo de álcool em excesso.
· Praticar atividades físicas.
· Monitorar e tratar outras doenças que possam causar a hipertensão, como o diabetes, doenças renais, doenças vasculares e doenças da tireoide, se existirem.

Fonte: CDN Comunicação
Silenciosa, hipertensão arterial requer atenção Silenciosa, hipertensão arterial requer atenção Reviewed by Redação on 5/29/2017 06:31:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-