campa-insta


Estrangeiros ganham direito a benefício assistencial no Brasil

Compartilhar no WhatsApp!
Os ministros do STF entenderam que a Constituição, ao estabelecer o benefício, não fez distinção entre brasileiros e estrangeiros

De Brasília
Kariane Costa│Repórter da Radioagência Nacional

(Imagem: divulgação)
Advocacia Geral da União apontou que o impacto estimado
é de  R$ 60 milhões por ano aos cofres públicos.
Estrangeiros residentes no Brasil passam a ter direito ao benefício assistencial de um salário mínimo. A medida vale para idoso e portador de deficiência que não tenha meio de sustentar sua sobrevivência.

A decisão é do Supremo Tribunal Federal que discutiu na sessão desta quinta-feira o caso de uma italiana que chegou no Brasil em 1952, pedia o beneficio, que foi negado pelo INSS. O voto do relator Marco Aurélio foi seguido dos outros ministros.

Os ministros entenderam que a Constituição, ao estabelecer o benefício, não fez distinção entre brasileiros e estrangeiros, garantindo uma espécie de direito universal na assistência social.

Em sustentação oral no STF, a Advocacia Geral da União apontou que o impacto estimado é de  R$ 60 milhões por ano aos cofres públicos.

A decisão tomada  terá efeito a outros 478 casos que estavam nas instâncias inferiores aguardando uma definição do STF.

Ouça:

Estrangeiros ganham direito a benefício assistencial no Brasil Estrangeiros ganham direito a benefício assistencial no Brasil Reviewed by Redação on 4/20/2017 07:52:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-