campa-insta


Folia de Carnaval pode colocar olhos em risco

Compartilhar no WhatsApp!
Aglomerações, maquiagem, espuma de carnaval, serpentina em spray e bebida alcoólica falsificada são os grandes vilões; saiba como se proteger

(Foto: Getty Images) 
A conjuntivite viral e bacteriana, comuns no verão, atingem o pico  no carnaval pelo maior contato físico das pessoas nos desfiles de rua ou salões e pelo compartilhamento de maquiagem
Os olhos sofrem no carnaval. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier, os prontuários do hospital mostram que os atendimentos de emergência atingem o pico no período da festa.  Os problemas oculares que levam os foliões ao serviço de emergência são:  conjuntivite (inflamação da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea) e neurite óptica.

Perigo das aglomerações e maquiagem

O oftalmologista afirma que a conjuntivite viral e bacteriana, comuns no verão, atingem o pico  no carnaval pelo maior contato físico das pessoas nos desfiles de rua ou salões e pelo compartilhamento de maquiagem. Segundo o profissional, a "maquiagem é igual escova de dente. Cada mulher deve ter a sua". A flora bacteriana é diferente entre as pessoas, por isso o compartilhamento de maquiagem para a área dos olhos causa contaminação.

Queiroz Neto destaca que maquiagem vencida, produtos com glitter ou purpurina e o contato das pálpebras com a cola dos cílios postiços são importantes veículos de conjuntivite alérgica. O uso de cosméticos por crianças, alerta, pode desencadear alergia crônica, ou seja, uma intolerância perene. Isso porque, explica, na infância os olhos e o sistema imunológico estão em desenvolvimento. Por isso, só recomenda o uso de maquiagem após os 12 anos de idade.

Os sintomas comuns aos três tipos de conjuntivite elencados pelo especialista são: coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz, pálpebras inchadas e olhos vermelhos. A diferença, explica, "é que na viral os olhos apresentam um secreção viscosa, na bacteriana a secreção é purulenta e na alérgica a secreção é aquosa, além da coceira ser mais intensa".

Prevenção

As dicas do médico para prevenir a conjuntivite viral, bacteriana e alérgica são:
· Lavar as mãos com frequência
· Evitar coçar os olhos.
· Não compartilhar maquiagem colírio, toalhas ou fronhas.
· Retirar a maquiagem ou cílios postiços em caso de coceira, e lavar os olhos abundantemente com água.
· Enxugar o suor ao redor dos olhos com lenço descartável para evitar a penetração de cosméticos.
· Fazer compressa de água fria quando a secreção for transparente e morna quando for amarelada.
Não desaparecendo o sintoma, a pessoa deve procurar o médico.

Espuma de carnaval e serpentina em spray afetam a córnea

O oftalmologista afirma que o contato do olho com espuma de carnaval e serpentina em spray podem causar desde alergia até ceratite, uma inflamação na córnea. Dependendo da quantidade e  tempo de exposição a estes produtos a lesão pode evoluir para uma úlcera e queda permanente da visão. Isso porque contêm resinas que podem causar queimadura.

A dica do médico para evitar complicações é lavar com bastante água sem esfregar a superfície e evitar o uso de água boricada que pode piorar a irritação. "Não desaparecendo o desconforto e a sensação de visão embaçada é necessário consultar um oftalmologista imediatamente", recomenda.

Bebida falsificada

O especialista alerta que o consumo de bebida alcoólica falsificada tende a crescer no carnaval e pode causar neurite óptica, uma inflamação do nervo óptico que e leva à perda permanente da visão. A doença é provocada pela maior quantidade de metanol nas bebidas clandestinas do que o permitido pela legislação.

Apesar da maior refinaria clandestina já descoberta no do país, com capacidade de produzir de 1,2 mil a 1,5 mil litros de bebida/dia ter sido desmantelada no final do ano passado, fica a dica: "antes de consumir qualquer destilado é importante checar o registro do Ministério da Agricultura. Enxergar no pós-carnaval não tem preço", orienta o médico.

Fonte: LDC Comunicação
Folia de Carnaval pode colocar olhos em risco Folia de Carnaval pode colocar olhos em risco Reviewed by Redação on 2/22/2017 05:15:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-