campa-insta


Cuidado: o ar condicionado pode ser vilão

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista dá dicas sobre como cuidar da saúde e não contrair doenças respiratórias

(Foto: Getty Images)
Apesar da sensação agradar a muitos, a variação da temperatura pode
provocar danos à saúde, principalmente para as pessoas
mais frágeis, a exemplo dos alérgicos
Com as altas temperaturas, o uso do ar condicionado é comum em lugares públicos e espaços privados, seja no carro, escolas, e, principalmente, no local de trabalho. Apesar da sensação agradar a muitos, a variação da temperatura pode provocar danos à saúde, principalmente para as pessoas mais frágeis, a exemplo dos alérgicos. Isso acontece porque essa mudança causa a hiperresponsividade das mucosas da via aérea, gerando alguns sintomas respiratórios, como tosse, irritação na garganta e nariz, falta de ar e chiado no peito.

Assim, é importante hidratar o nariz e tomar água em intervalos durante o sono, o que ajuda a evitar problemas. “A mucosa respiratória hidratada melhora a passagem de ar pelas narinas, reduzindo roncos e possíveis apneias do sono”, comenta o professor do curso de Medicina da Uniderp e pneumologista, Henrique Ferreira de Brito. “Consequentemente, a pessoa terá uma melhor qualidade durante a noite”, completa o especialista.

 É recomendado, portanto, a ingestão acima de 2 litros de água por dia, aliada aos umidificadores de ambiente para ajudar a combater a baixa umidade.

Ainda segundo o especialista, os principais cuidados estão na limpeza e manutenção do filtro do ar-condicionado, removendo os potenciais agressores da nossa saúde respiratória, como bactérias, vírus, fungos, ácaros, entre outros, que também são responsáveis por quadros de rinite e sinusite.

Fonte: S2Publicom
Cuidado: o ar condicionado pode ser vilão Cuidado: o ar condicionado pode ser vilão Reviewed by Redação on 4/22/2016 03:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-