campa-insta


Escolher o sexo do bebê em reprodução assistida é proibido no Brasil

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista em reprodução humana explica sobre as regulamentações e como proceder nesses casos

(Foto: Getty Images)
Conselho Federal de Medicina (CFM) criou a resolução
que determina a proibição da sexagem (escolha do sexo) 
É comum o casal que se submete a um tratamento de reprodução assistida perguntar se é possível escolher o sexo do filho tão desejado, devido ao fato de a fecundação do embrião ser realizada em laboratório. Porém, essa prática é proibida no Brasil.

Ainda não existe uma lei brasileira que reconheça a conduta como um crime, mas o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou a Resolução nº 1.957/2010, que determina a proibição da sexagem (escolha do sexo) ou seleção de qualquer outra característica biológica do futuro filho, exceto quando se tratar de evitar doenças ligadas ao sexo do bebê que vai nascer, como a hemofilia do tipo A, distrofia muscular de Duchenne, entre outras. A norma ética deve ser aplicada por todas as clínicas de reprodução assistida do Brasil.

O ginecologista e especialista em reprodução humana, Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor Fertivitro, ressalta que é de suma importância os médicos explicarem a seus pacientes sobre a norma, para que não se submetam a procedimentos equivocados. “Orientamos que, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a conduta é antiética e proibida no Brasil. Qualquer clínica de reprodução humana que adote essa prática estará descumprindo uma determinação do CFM e deve ser denunciada ao órgão regulador.”, explica.
Escolher o sexo do bebê em reprodução assistida é proibido no Brasil Escolher o sexo do bebê em reprodução assistida é proibido no Brasil Reviewed by Redação on 3/01/2016 04:20:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-