campa-insta


Destaque da Semana: Chuvas causam estragos e mortes

Compartilhar no WhatsApp!

Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de SP)
Bombeiros buscam vítimas de soterramento em Mairiporã
Há algum tempo vínhamos pedindo por chuva e pela intercessão de São Pedro para sairmos da crise. A crise da água assolou a população de tal forma que muitos se arrepiaram e começaram a economizar água. Na verdade, não todos.

De qualquer forma, especialistas mostraram por meio de números que a situação era crítica. Não mostraram apenas que em breve as chuvas estariam a caminho, para não solucionar apenas o mal da seca, mas para causar estragos, e infelizmente, fazer vítimas. É o que vem acontecendo há alguns dias e o que marcou essa semana, a Grande São Paulo, o estado e os municípios vizinhos. Em alguns dias, choveu na região mais de 54% do esperado para o mês. Foram registrados pelo Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, 87,2 milímetros de chuva. As reservas estão enchendo, e a Cantareira já saiu do nível de risco.

Com as últimas chuvas, a Grande de São Paulo registrou 25 mortes até o momento. Os principais rios da capital paulista, Pinheiros e Rio Tietê registraram transbordamento. Algumas linhas de trem foram interrompidas e um trânsito recorde foi registrado, pois diversas vias de acesso foram alagadas. De acordo com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), os rios de São Paulo alagaram por falta de limpeza e assoreamento.

Segundo a Defesa Civil, até a noite da última sexta-feira (11), 1.599 pessoas estavam desalojadas e 145 desabrigadas. As tempestades dessa temporada já fizeram mais vítimas que todo o verão de 2011/2012. Com atualmente 59 óbitos, houve mais mortes que em todo verão de 2009/2010. A maioria das mortes ocorreu em áreas de risco de deslizamento, mais precisamente em Francisco Morato e Mairiporã – 2 dos 88 municípios paulistas na lista de risco.

Segundo o Inmet, a previsão de tempo apontava desde a segunda-feira passada para o risco de temporais nas regiões Sul e Sudeste. Um alerta sobre a possibilidade de chuva forte também foi repassado pelo órgão. A previsão é de ainda mais chuva, pelo menos para esse mês de março.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: Chuvas causam estragos e mortes Destaque da Semana: Chuvas causam estragos e mortes Reviewed by Redação on 3/14/2016 05:03:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-