campa-insta


Destaque da Semana: A epidemia assustadora do zika vírus

Compartilhar no WhatsApp!

Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com

(Foto: Getty Images)
Vírus é transmitido pelo mosquito aedes aegypti
Hoje, fazemos todos os dias, aquela pergunta, por que só agora estamos enfrentando uma epidemia do zika vírus? É difícil responder com precisão, quando sabemos que a doença foi identificada em humanos nos anos 50. Mais especificamente entre 1952 e 1960, identificaram em Uganda, na África, pela primeira vez, o zika. Esse vírus se espalhou pela Ásia e pelo Pacífico e depois, chegou às Américas. Registrou-se num primeiro momento, um caso na Ilha de Páscoa, no Chile, em 2007 e posteriormente, no Brasil.

Estudos estão tentando responder, mas especialistas não descartam a hipótese de que o aumento no número de viagens, a urbanização e o aquecimento global possam ter contribuído para a proliferação da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Além dessas hipóteses, especulações falam na possibilidade do número alto de deslocamentos com aviões ter ajudado na disseminação dos casos de zika, dengue e chikungunya.

Muitas são as possibilidades, uma vez que, a água acumulada hoje, é o meio mais fácil para isso ocorrer, sem contar no aquecimento global que também pode estar contribuindo para a propagação do vírus. Isso ocorre, porque, já foi comprovado por climatologistas que o calor contribui de forma extensa o tempo de vida deles e que com os anos, eles também se adaptam ao ambiente.

No entanto, especialistas ouvidos pela BBC Brasil, apontaram um alinhamento de fatores que contribuíram para a popularização do vírus a ponto de se tornar uma epidemia. Já são 24 países nas Américas e uma estimativa de 3 a 4 milhões de casos de zika somente no continente, dentre esse valor, de 500 mil a 1,5 milhão deve ocorrer no Brasil.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: A epidemia assustadora do zika vírus Destaque da Semana: A epidemia assustadora do zika vírus Reviewed by Redação on 2/01/2016 11:31:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-