campa-insta


Destaque da Semana: A tristeza que assola a região de Mariana

Compartilhar no WhatsApp!

Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com

(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Distrito de Bento Rodrigues foi um dos atingidos pelo rompimento
 de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco
O sentimento é de tristeza em Bento Rodrigues, na Região Central de Minas. E para outros, de luto, após a última quinta-feira (5), mesmo quando a morte não os afetou diretamente. Instintivamente, a sensação é a mesma. Foram 62 milhões de rejeitos de minério e água no vale onde estão localizados todos os distritos afetados, como, Camargos, Paracatu de Baixo e Ponte do Gama, atingindo também o estado do Espírito Santo.

Seis pessoas morreram, até o momento. Todos moravam juntos num mesmo vilarejo e por isso, consideravam-se uma única família, unidos em um mesmo lugar, na região de Mariana, Minas Gerais. Hoje, o que lhes restou, é resultado da lembrança e das fotos que marcam a tragédia. Outras cidadezinhas ainda foram atingidas, para completar, até chegar ao Rio Doce.

São fotos do antes e depois da região mineral, dos animais mortos diante da lama, assim como, das casas destruídas e daquilo que era de quem se foi no meio de tanta água e barro. Sem contar aqueles, desaparecidos e que ainda, não foram encontrados pela equipe de busca.

No entanto, a responsabilidade por todo o ocorrido, pode-se dizer que é da Samarco Mineradora, empresa da região, cujos donos, são a Vale e a Anglo – Australiana BHP, também responsáveis pelas tais barragens de Fundão e Santarém da Samarco.  Agora, após o desastre, muitas manifestações estão ocorrendo pelas praças das cidades vizinhas. A própria presidente Dilma ficou de rever a situação e, manifestantes pedem o estudo da forma como hoje é realizada a extração de minério, assim como, a legislação sobre a atividade, para que jamais algo do tipo volte a ocorrer, até porque, nada trará de volta a vida dessas pessoas carentes que tanto lutaram em prol de um trabalho e de seu sustento e agora, vivem um caos.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: A tristeza que assola a região de Mariana Destaque da Semana: A tristeza que assola a região de Mariana Reviewed by Redação on 11/15/2015 10:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-