campa-insta


Destaque da Semana: Chapada Diamantina em chamas

Compartilhar no WhatsApp!

Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com

(Foto: Edmar de Lima de Carvalho/ICMBio)
Incêndio na Chapada Diamantina
Toda a vegetação e as belas imagens da região correm riscos. O incêndio que já dura dezoito dias na Chapada Diamantina – BA, coração do estado, atinge a vegetação nas proximidades do Rio Mucugezinho e de um dos cartões postais da região, o Morro do Pai Inácio. Toda a destruição prejudica também nascentes de rios no local. Conforme relato da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), os focos do incêndio estão concentrados ainda nas localidades de Morro Branco, Barro Branco e Serra do Sobradinho.

A queima é considerada controlada nas regiões de Folha Larga e do Vale do Capão, porém, um esquema de monitoramento foi montado a fim de fiscalizar e evitar maiores danos e extensões queimadas. Pelo menos 30 mil hectares já foram atingidos na região.

Diante de tudo isso, uma preocupação nos cerca. Estamos preparados para conter desastres ambientais? O ocorrido em Mariana – MG, há alguns dias e citado aqui no Destaque da Semana, evidenciou o tamanho do desastre e o impacto na vida das pessoas. A Chapada Diamantina é reconhecida como ponto turístico, principalmente pela sua beleza exemplar, e devido essa situação, pode ter o seu turismo afetado.

Toda uma equipe está envolvida no combate ao fogo. E o grupo não é formado só por brigadistas, mas por voluntários. No entanto, é importante ressaltar que, segundo estudos prévios, os danos podem ser irreversíveis, uma vez que houve a destruição de orquídeas, morte de animais e grande impacto sobre as nascentes próximas e rios, como por exemplo, o Rio Paraguaçu, responsável por parte do abastecimento das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: Chapada Diamantina em chamas Destaque da Semana: Chapada Diamantina em chamas Reviewed by Redação on 11/29/2015 10:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-