campa-insta


Canal BBC Earth mostra a forte ligação psicológica e afetiva entre gêmeos idênticos

Compartilhar no WhatsApp!

Documentário traz histórias de semelhanças físicas e psicológicas e de diferenças de comportamento e estilo em irmãos com o mesmo DNA

(Foto: divulgação)
The Secret Life of Twins mostra que gêmeos podem ter preferências
 e comportamentos completamente distintos
Gêmeos sempre fascinaram a ciência. Indivíduos com DNA’s idênticos expressam características semelhantes: traços físicos, mentais, emocionais. Podem ter os mesmos gostos e as mesmas aptidões. Mas eles também carregam diferenças no corpo, no comportamento, na maneira de pensar e na personalidade. O documentário inédito The Secret Life of Twins, que vai ao ar no canal BBC Earth na próxima quarta-feira, 11 de outubro, à meia-noite, mostra casos curiosos e impressionantes que provam a complexidade das diferenças e semelhanças entre gêmeos. O programa será reexibido na quinta-feira, dia 12, ao meio-dia e às 18h00.

A produção parte de alguns pressupostos científicos e mostra exemplos reais para prová-los. Entre eles, o de que parte da nossa inteligência vem no nosso DNA. As irmãs Millie e Daisy são grande prova disso. Elas gostam das mesmas matérias e têm notas praticamente iguais nos estudos.

A linguagem corporal também é algo comum. O documentário mostra que isso acontece porque eles crescem juntos, estão geralmente perto um do outro e acabam adquirindo as mesmas formas de se expressar. Mas as semelhanças podem aparecer mesmo quando os gêmeos crescem longe um do outro. É o caso de Anais e Samantha. Nascidas na Coreia do Sul, elas viveram apenas nove meses na mesma casa. Depois, foram adotadas: uma delas passou a morar nos Estados Unidos e a outra na França. Elas conheceram-se apenas aos 26 anos e descobriram, por exemplo, que possuem os mesmos gostos alimentares. “Nós detestamos cenoura cozida e pimenta, temos muito em comum”, diz Anais.

Tão iguais e tão diferentes

Mas as diferenças entre gêmeos também impressionam. Algumas são sutis, como as impressões digitais. Outras mais aparentes, como Christie e Louise, que são idênticas na aparência, pensam da mesma forma, mas são gêmeas-espelho, ou seja, uma destra e outra canhota, fato raro que acontece apenas em um a cada quatro pares de irmãos. Também há o caso de Tim e James, que nasceram prematuros e tiveram problemas renais. Enquanto James reagiu bem aos medicamentos, Tim perdeu um dos rins e o outro parou de funcionar quando adulto. Ele precisou de um transplante e o irmão doou um dos rins.

A personalidade dos gêmeos também pode ser bem diferente. O programa conta a história de Brenda e Bonnie. Elas cresceram juntas, tiveram a mesma criação e o mesmo ciclo social. Mesmo assim, Bonnie revelou ser lésbica, enquanto Brenda é heterossexual. Anos depois, Bonnie mudou de sexo e, hoje, chama-se Aiden. “As pessoas dizem que não somos mais idênticos. Eu digo que somos. Não pode-se mudar, é um fato biológico, científico e genético. Posso dizer que foi apenas uma mudança de nome.”, diz Brenda.

The Secret Life of Twins mostra que os gêmeos são muito mais parecidos do que os nossos olhos podem julgar. Mas que eles possuem muitas características que os diferem e os ajudam a tornarem-se pessoas únicas, com personalidades, gostos e escolhas independentes.

Fonte: BBC Earth
Canal BBC Earth mostra a forte ligação psicológica e afetiva entre gêmeos idênticos Canal BBC Earth mostra a forte ligação psicológica e afetiva entre gêmeos idênticos Reviewed by Redação on 11/10/2015 06:13:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-