campa-insta


Saiba o que é mito e verdade na prática de exercícios físicos

Compartilhar no WhatsApp!

Educadora física esclarece as principais dúvidas existentes no mundo fitness

(Foto: divulgação)
A roupa tem que ser adequada ao exercício, diz especialista
Tomar água gelada após o treino é prejudicial? Fazer musculação ajuda a perder peso? Se exercitar de manhã é mais eficiente? Ao iniciar a prática de exercícios muitas dúvidas surgem do que realmente traz resultados. A educadora física da Contours, academia só para mulheres, Juliana Oliveira, desvenda abaixo os principais mitos e verdades existentes no mundo fitness.

Quando um aluno se matricula na academia, o professor precisa esclarecer algumas dúvidas e informações que não são verdadeiras sobre a prática de atividades físicas. Segundo a educadora física da Contours, existem muitos mitos em que os alunos acreditam e que podem ser prejudiciais a saúde. “Os alunos passam suas experiências na academia para os amigos, parentes e pessoas próximas. O problema é que nem sempre o que funciona para um, dá certo para outro. Seguir dicas de quem não é profissional é arriscado,” explica Juliana.

Confira abaixo guia com mitos e verdades sobre a prática de atividade física criado com a consultoria da profissional:

Musculação faz perder peso?
Verdade. A musculação auxilia no aumento da massa muscular (massa magra) e contribui para acelerar o metabolismo diminuindo a gordura corporal. Em relação à balança, pode haver variação ou não, devido à substituição da gordura por massa muscular, de acordo com o treino.

Trinta minutos por dia é um tempo suficiente para praticar exercícios e obter resultados?
Verdade. 30 minutos é tempo suficiente para atingir resultados. O tempo não determina a qualidade do treino e sim a combinação de exercícios eficientes e suas intensidades, de acordo com o objetivo de cada aluna.

Malhar em jejum traz melhores resultados?
Mito. Treinar em jejum não ajuda a emagrecer. Ficar muito tempo sem comer diminui o nível glicogênio, responsável por dar energia ao corpo fazendo com que aumente a perda de massa muscular e gerando fraqueza. Fome e treinos exaustivos podem causar mal-estar, tonturas e desmaios.

O tecido da roupa que se usa na hora de praticar exercícios pode comprometer o resultado?
Verdade. A roupa tem que ser adequada ao exercício. Dê sempre preferência às roupas leves, que não limitem a execução do movimento. Evitar roupas pesadas, quentes e extremamente apertadas.

Beber água gelada com o corpo muito quente é prejudicial a saúde?
Verdade. Água gelada com o corpo muito quente pode causar choque térmico, inflamação da garganta entre outros problemas de saúde. O ideal é sempre beber água em temperatura ambiente enquanto se pratica exercícios.

Suar significa emagrecer?
Mito. Suar não queima calorias, somente aumenta a perda de água e sais minerais do corpo. Ao eliminar a água do corpo, é possível sentir uma sensação de leveza. Mas após a reposição do liquido o peso corporal continuará o mesmo.

Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbios é a melhor forma de emagrecer?
Verdade. A combinação é muito vantajosa, pois aumenta a queima de gordura e consequentemente, a perda de peso. Além disso, melhora o enrijecimento da musculatura aumentando a força e massa muscular.

Grávidas não podem praticar exercícios físicos?
Mito. Grávidas não somente podem como devem incluir atividades físicas durante a gestação. Isso porque exercícios podem trazer benefícios para a gravidez, como o melhor preparo físico cardiopulmonar e diminuir os incômodos comuns desta fase. Observação: é importante sempre consultar um médico antes de se inscrever na academia e ter alguns cuidados como evitar impactos, principalmente nos primeiros meses.

Fonte: AtitudeCom
Saiba o que é mito e verdade na prática de exercícios físicos Saiba o que é mito e verdade na prática de exercícios físicos Reviewed by Redação on 5/18/2015 06:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-