campa-insta


SP realiza mutirão contra obesidade para 2 mil pessoas

Compartilhar no WhatsApp!

Carreta ficará no largo da Batata em 9 e 10 de abril oferecendo avaliação nutricional gratuita e oficina de culinária

O programa 'Meu Prato Saudável', desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, levará sua “carreta da alimentação saudável” ao largo da Batata, na região de Pinheiros, para um grande mutirão contra a obesidade nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de abril. A iniciativa integra a “Virada da Saúde”.

O objetivo é alertar a população sobre os riscos ocasionados pelos maus hábitos alimentares, que podem causar obesidade, diabetes e aumento do colesterol. Cerca de 2 mil pessoas deverão ser atendidas por dia.

A ação será realizada das 9h às 17h, nos dois dias. Na carreta, os participantes passarão por avaliação nutricional, com medição de peso, altura e circunferência abdominal, além de receberem orientação sobre como montar um prato saudável, inclusive o café da manhã e os lanches.

Quinze nutricionistas do 'Meu Prato Saudável' irão desenvolver as atividades com os participantes. Haverá também uma oficina de culinária com dicas para o preparo adequado dos alimentos e como melhor aproveitá-los.

A carreta da alimentação saudável é o maior veículo da América Latina equipado com cozinha. Com 22 metros de comprimento, comporta duas cozinhas completas, com fogão, forno, geladeira, freezer e demais utensílios.

Dados do Ministério da Saúde de 2013 apontam que o percentual de homens e mulheres acima dos 18 anos com excesso de peso superou mais da metade da população brasileira, atingindo 51%. Em 2006, o índice era de 43%. No caso da obesidade, o índice cresceu de 11% em 2006 para 17% em 2013.

"O programa ‘Meu Prato Saudável’ traz um modelo nutricional que permite a identificação dos ingredientes e quantidades adequadas, para manter uma nutrição correta e balanceada. E o principal: leva em consideração a realidade brasileira, com a indicação de alimentos com os quais as pessoas já estão habituadas no seu dia-a-dia”, explica Elisabete Almeida, coordenadora do programa.

Os interessados em passar pela avaliação nutricional podem se dirigir ao local onde a carreta estará estacionada e aguardar a orientação dos profissionais. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Serviço:
Mutirão contra a obesidade
Data: 9 e 10 de abril
Horário: das 9h às 17h
Local: Largo da Batata - Pinheiros
Participação gratuita

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
SP realiza mutirão contra obesidade para 2 mil pessoas  SP realiza mutirão contra obesidade para 2 mil pessoas Reviewed by Redação on 4/08/2015 04:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-