campa-insta


​Cirurgia a laser na coluna pode levar de 5 a 10 minutos

Compartilhar no WhatsApp!

Resultados da cirurgia a laser são bem superiores aos da cirurgia aberta e o paciente se recupera em dias ou semanas, diz especialista
(Foto: reprodução / YouTube)
Dr. Marcelo Perocco
O laser vem sendo empregado na medicina para vários tipos de problemas há muitos anos, mas só recentemente ele tem sido utilizado em cirurgias na coluna vertebral para tratamentos de hérnia de disco, lombalgia por hipertrofia das articulações da coluna, no caso da artrose e ressecção de tumores.

"O grande benefício de uma cirurgia a laser é a recuperação mais rápida do paciente, pois esse tipo de procedimento diminui a lesão dos tecidos em volta e reduz a agressão ao corpo da pessoa", explica Dr. Marcelo Perocco, neurocirurgião especialista em coluna do Instituto Brasileiro Integrado de Neurociências (iBrain).

A cirurgia, em caso de hérnia de disco ou artrose na coluna, é muito rápida e o alívio da dor é imediato. "O tempo que o paciente gasta desde a entrada no centro cirúrgico até a saída gira em torno de meia hora, pois tratamos cada lesão em 5 ou 10 minutos", esclarece o especialista.

Quando o paciente sente dor e os resultados dos exames apontam uma lesão, como hérnia de disco ou compressão de um nervo, a cirurgia a laser passa a ser uma opção de tratamento. Antigamente, esse tipo de problema seria resolvido com uma cirurgia aberta, onde o corte seria maior e pinos e próteses seriam necessários, além da recuperação que dura em média seis meses. Já no caso da cirurgia a laser, é possível corrigir alguns defeitos do disco ou das articulações da coluna sem a necessidade de utilizar parafusos ou próteses, que dificultam a recuperação do paciente. "Os resultados da cirurgia a laser são bem superiores aos da cirurgia aberta e o paciente se recupera em dias ou semanas", afirma Dr. Marcelo.

A eficácia do procedimento é de 100%, pois todos os pacientes operados se livram da dor imediatamente, embora a lesão do laser demore algumas semanas para cicatrizar totalmente.

 A cirurgia aberta ainda é realizada em pessoas que possuem uma lesão mais grave, mas a tendência hoje em dia é tratar os pacientes com procedimentos minimamente invasivos e menos agressivos. "Quem passar por uma avaliação e tiver pequenas lesões na coluna que podem ser tratadas pelo laser ou pela radiofrequência, será submetido a esses procedimentos, evitando uma cirurgia maior", adianta o neurocirurgião.

O laser está disponível no mercado brasileiro há mais ou menos um ano e meio, mas vem sendo mais utilizado há apenas três meses. Nos Estados Unidos, Europa e Ásia, esse procedimento já é utilizado há décadas.

Fonte: Time Comunicação
​Cirurgia a laser na coluna pode levar de 5 a 10 minutos ​Cirurgia a laser na coluna pode levar de 5 a 10 minutos Reviewed by Redação on 4/02/2015 01:51:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-