campa-insta


Câncer de colo de útero mata 14 mulheres por dia no Brasil

Compartilhar no WhatsApp!

Em 2014, mais de 15 mil novos casos foram descobertos no País. Incidência da doença é maior em mulheres acima de 30 anos, prevenção ainda é a melhor solução

(Foto: Getty Images)
A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de colo de útero
Com aproximadamente 530 mil novos casos no mundo, o câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que a doença fica atrás apenas dos cânceres de mama e colorretal. Apesar dos números alarmantes, a boa notícia é que esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente.

Na maioria das vezes, o câncer de colo de útero desenvolve-se a partir de uma infecção persistente pelo papiloma vírus humano (HPV), doença sexualmente transmissível, e o tabagismo. Por não apresentar sintomas nas fases iniciais, a cada dez diagnósticos, quatro já estão em estado avançado da doença, segundo o INCA. Para o oncologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Agnaldo Anelli, as chances de cura da doença são de 100% quando detectada na fase inicial. Para isso, é preciso realizar o exame preventivo citopatológico (Papanicolau) que é capaz de detectar diversas doenças antes mesmo de se transformar em câncer.

"O exame periódico é indolor e pode ser realizado pelo ginecologista no próprio consultório. O profissional faz a escamação da superfície do colo do útero e as células colhidas são colocadas em uma lâmina e enviadas para análise. Esse exame deve ser feito anualmente por todas as mulheres sexualmente ativas, não havendo idade limite para sua realização", explica o médico.

Após análise em laboratório, o médico avaliará o resultado. "Caso a análise apresente resultado negativo para câncer, o exame deve ser realizado novamente no ano seguinte. Porém, se apontou infecção por HPV ou lesão de baixo grau, o mesmo deve ser realizado novamente dentro de 6 meses. Quando o resultado é de lesão de alto grau, ou seja, com fortes chances de ser cancerígeno, o especialista verificará a melhor conduta, indicará um tratamento e pedirá outros exames mais aprofundados, como a colposcopia", esclarece.

Alguns sintomas que podem aparecer nos quadros mais avançados da doença são: sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais. Por isso, reforça o médico, é preciso ficar atento aos sinais que o corpo da mulher emite.

Cabe ao médico avaliar e orientar o paciente para o tratamento adequado para cada caso. Entre as terapias mais comuns para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, quimioterapia e a radioterapia. A abordagem terapêutica dependerá do estágio da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade e desejo de ter filhos.

A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de colo de útero. "Além de realizar o exame periodicamente, é importante manter uma vida saudável e evitar comportamentos de risco. Outra forma de prevenir o câncer de colo de útero é através da vacinação contra o HPV, que atualmente é aprovada na rede privada para mulheres de 9 a 26 anos", finaliza.

Fonte: Ketchum
Câncer de colo de útero mata 14 mulheres por dia no Brasil  Câncer de colo de útero mata 14 mulheres por dia no Brasil Reviewed by Redação on 3/11/2015 05:51:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-