campa-insta


Casos de dengue sobem 60% em São Paulo

Compartilhar no WhatsApp!

Em janeiro, a metrópole registrou 230 casos, 90 a mais do que o mesmo período, em 2014

(Foto: Getty Images)
"A grande maioria das pessoas não a armazena de forma
correta mesmo sabendo dos riscos", diz infectologista
Em recente constatação da prefeitura, a cidade de São Paulo apresentou um crescimento de cerca de 60% de pessoas com dengue. Em janeiro, a metrópole registrou 230 casos, 90 a mais do que o mesmo período, em 2014. Ainda que haja inúmeras campanhas de conscientização, a epidemia tem ganhado força, especialmente em virtude da crise que assola a cidade. Isso porque, muitas pessoas têm acumulado água em residências e, muitas vezes, de forma não adequada.

"O acúmulo de água limpa nas casas pode estar contribuindo para o aparecimento de mais casos de dengue. A grande maioria das pessoas não a armazena de forma correta mesmo sabendo dos riscos", comenta a Dra. Marinella Della Negra, infectologista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Acompanhada de sintomas como: febre alta, dor nos olhos, perda de apetite, manchas na pele, náuseas, vômitos, tonturas e dores nas articulações, a dengue pode ainda ser mais grave na segunda aparição, podendo ser fatal.

"Quando a pessoa é infectada pela segunda vez, a gravidade da doença é maior. Os sintomas são mais severos e caracterizam a dengue hemorrágica. Nesta, o paciente apresenta pele pálida, sangramentos pelo nariz, boca e gengivas, muitas dores e dificuldade para respirar. E em alguns casos, essa reincidência é mortal", explica a professora. "Em bebês, idosos e gestantes, a atenção deve ser ainda maior, pois possuem características imunológicas que podem comprometer a sua recuperação".

Para finalizar, a Dra. Marinella alerta para as medidas básicas de prevenção da dengue, como:

- Sempre manter caixas d'água e recipientes de armazenamento devidamente fechados;
- Não deixar água acumulada em vasos e plantas;
- Encher pratinhos de vasos de planta com areia;
- Armazenar garrafas de cabeça para baixo;
- Descartar devidamente pneus velhos e ficar atento para o possível acúmulo de água dentro deles.

 Fonte: Fran Press
Casos de dengue sobem 60% em São Paulo Casos de dengue sobem 60% em São Paulo Reviewed by Redação on 2/25/2015 04:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-