campa-insta


Férias: Nordeste se mantém na preferência nacional

Compartilhar no WhatsApp!

Cidades como Maceió, Porto Seguro, Fortaleza e Salvador estão entre as mais procuradas por brasileiros que planejam viajar nas férias e fim de ano

(Foto: Wikimedia Commons / Adriano Ribeiro)
Praia de Pajuçara, em Maceió - capital alagoana está entre os
 destinos mais procurados pelos turistas
Os destinos de sol e praia, no Nordeste brasileiro, se mantém na preferência nacional para viagens de férias e final de ano. É o que mostra a edição de novembro da pesquisa mensal Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, realizada pelo Ministério do Turismo. Entre os entrevistados, oito em cada dez brasileiros pretendem viajar dentro do Brasil nos próximos seis meses e quase metade deles (46%) apontam a região como destino favorito.

Para o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz, os números consolidam um padrão de escolha por roteiros de verão, dentro do Brasil. “Junto do turismo de sol e praia, os destinos do Nordeste apresentam uma grande diversidade de oferta. Turismo cultural e ecoturismo, por exemplo, são segmentos bem estruturados nas nossas praias. As famílias buscam essa variedade de atividades”, avaliou.

De acordo com uma das maiores operadoras de viagem do país e da América Latina, pelo menos 60% das suas ofertas de pacotes são para destinos desta região. O destaque é para cidades como Aracaju, Fernando de Noronha, Fortaleza, Ilhéus, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Seguro, Recife e Salvador, com saídas dos principais destinos emissores do país. A empresa terá cerca de 300 voos fretados, com pelo menos metade deles desembarcando em Porto Seguro (BA), e outros 100 para Maceió, outro destino líder do mercado nesta temporada, segundo informações da operadora.

Para a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), a expectativa é de um crescimento de até 5% nas vendas, em comparação com o ano de 2013. Até o momento, cerca de 70% dos pacotes formatados para a temporada já foram vendidos. Na avaliação da Abav, em geral, há um certo atraso nas decisões de viagens, devido à expectativa de novas ofertas, mas com a proximidade das férias as vendas vão se consolidando gradativamente.

Outros destinos nacionais que apresentam boa procura para o período são Rio de Janeiro, litorais catarinense e paulista, Serra Gaúcha, Foz do Iguaçu (PR) e cidades históricas de Minas Gerais.

Hospedagem

Um site de aluguel de imóveis de temporada que atua no Brasil desde 2001 oferece ao viajante a oportunidade de encontrar ofertas para períodos de férias, feriados e fins de semana. Embora hotéis e pousadas sejam os preferidos de 45% dos viajantes, de acordo com a Sondagem de novembro, a casa de parentes/amigos e os imóveis de aluguel também aparecem entre os mais procurados.

Segundo o portal de imóveis, houve um aumento de 73% no número de anúncios nos últimos três anos. Em setembro de 2011, os acessos únicos ao site eram 769 mil, número que em 2014 chegou a 1,3 milhão. Hoje, há pelo menos 22 mil imóveis anunciados e, segundo pesquisa realizada pelo próprio site, as principais buscas se concentram no litoral paulista (44,9%). Região dos Lagos, Rio de Janeiro e proximidades, Florianópolis (SC), litoral Norte e Sul da Bahia, além de Bombinhas (SC), Fortaleza (CE) a Balneário Camboriú (SC), Maceió, Porto de Galinhas e Guarapari representam as principais demandas do site.

A pesquisa Sondagem de Intenção de Viagem é realizada mensalmente pelo Ministério do Turismo em sete capitais brasileiras e mede os planos de viagem para os próximos seis meses. A consulta a 2 mil famílias é realizada nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Fonte: Mtur
Férias: Nordeste se mantém na preferência nacional Férias: Nordeste se mantém na preferência nacional Reviewed by Redação on 12/09/2014 05:51:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-