campa-insta


Pule o Carnaval sem dores nos pés

Compartilhar no WhatsApp!

Ortopedista explica como evitar evitar dores musculares e nas articulações durante a folia

(Foto: Getty Images)
Você já pensou no que acontece com os pés quando se samba
durante muito tempo em cima de um salto alto?
A associação entre o agito excessivo, calor, consumo de bebidas alcoólicas e pouco sono, principalmente nas pessoas sedentárias, cria condições para o surgimento de lesões como tendinites, contraturas musculares e dores articulares por sobrecarga. Também o hábito de pular carnaval descalço ou com saltos altos pode causar desde ferimentos nos pés até fraturas por estresse. Pensando nisso, a ortopedista e especialista em pés do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, Cíntia Bittar preparou algumas dicas para o folião cuidar dos pés e se divertir.

“Não é o mais estiloso, mas o melhor calçado para pular carnaval é o tênis de corrida. É macio, distribui o peso do corpo uniformemente por todo o pé e ainda protege os pés de eventuais pisões”, ressalta Cintia. Ela explica que o problema de se usar salto alto durante muito tempo é que ele pode levar a inflamações e encurtamento de tendões, fraturas por estresse, no tornozelo e nos ossos do pé, além de dores nos joelhos e coluna.

Para quem pretende passar dias na folia, existem também alguns alongamentos que podem prevenir as dores. “É indicado massagear os pés, pois isso restabelece a circulação e funciona como uma prevenção a cãibras e dores musculares”, explica a especialista. “Um dos efeitos do salto alto é o encurtamento da musculatura posterior da perna.  Para isso, deve-se alongar a panturrilha e depois fazer movimentos circulares com os pés para o lado esquerdo e direito. Repita a operação nos dois pés, por dez minutos, e isso irá aliviar as dores”, completa.

Confira as dicas:


- Use um tênis confortável;
- Dê descanso ao seu corpo;
- Hidrate-se bem e não queira passar dos seus limites;
- Ao começar a sentir dores, não insista: melhor um folião mais devagar do que passar o Carnaval em um hospital.

Fonte: PUC-Campinas
Pule o Carnaval sem dores nos pés Pule o Carnaval sem dores nos pés Reviewed by Redação on 2/25/2014 05:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-