campa-insta


Pílula anticoncepcional pode elevar risco de glaucoma

Compartilhar no WhatsApp!

Uso prolongado do medicamento pode ser prejudicial à visão

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Mulheres que usam pílula anticoncepcional por três anos ou mais têm o dobro de risco de desenvolver um glaucoma mais tarde na vida. É o que revela um estudo realizado por cientistas da University of California (EUA), da Duke University School of Medicine (EUA) e da Third Affiliated Hospital of Nanchang University (China).

O oftalmologista Dr. Thiago Pardo Pizarro alerta para os perigos da doença. “O glaucoma é uma doença com sintomas silenciosos e, muitas, vezes, é detectado em sua fase avançada, não dando chances para tratamento e prejudicando a visão. Por isso, a visita regular ao oftalmologista é tão importante, assim como um acompanhamento periódico com um ginecologista”, destaca.

(Foto: divulgação)
Dr. Thiago Pardo Pizarro
Esta pesquisa foi o primeiro projeto a ligar o uso de pílula anticoncepcional ao aumento de risco de glaucoma. Segundo o Ministério da Saúde, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil, e afeta de 2% a 4% da população com mais de 50 anos.

 “É causado, principalmente, pelo aumento da pressão intraocular, ocasionado pela obstrução do sistema de drenagem que o olho possui. Dessa forma, os nervos ópticos que levam a mensagem visual até o cérebro podem ser comprometidos, resultando em uma cegueira parcial ou até total”, explica o médico.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 3.400 mulheres com 40 anos ou mais de várias regiões dos Estados Unidos. Elas responderam a questionários sobre a sua saúde reprodutiva e fizeram exames oftalmológicos. Analisando os dados, os autores concluíram que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional por mais de três anos são duas vezes mais propensas a sofrer de glaucoma. Um dos fatores atenuantes seria a redução dos níveis de estrogênio, que aumentam as chances da doença.

“É importante conversar com um oftalmologista e estudar seus antecedentes, assim como saber se na família existe alguém que tenha a doença. Neste caso, um ginecologista poderá indicar outro método contraceptivo em substituição à pílula”, ressalta o oftalmologista.

Fonte: DBM Assessoria em Comunicação
Pílula anticoncepcional pode elevar risco de glaucoma Pílula anticoncepcional pode elevar risco de glaucoma Reviewed by Redação on 2/13/2014 02:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-