campa-insta


Quinto presídio de segurança máxima do país será construído no DF

Compartilhar no WhatsApp!

Penitenciária federal será construída na Fazenda Papuda, em São Sebastião (DF)

O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) divulgou o nome da empresa que ficará responsável pela construção de um novo presídio de segurança máxima especial no Distrito Federal. Após a abertura dos envelopes, a Construtora RV Ltda foi declarada vencedora da concorrência por menor valor global.

A penitenciária será construída na Fazenda Papuda, em São Sebastião (DF). O projeto é igual ao dos outros quatro estabelecimentos federais de segurança máxima, que estão situadas em Campo Grande (MS), Mossoró [RN], Porto Velho [RO] e Catanduvas (PR).

Com custo estimado de R$ 34,8 milhões. A conclusão da quinta penitenciária federal, que conclui a primeira fase do Sistema Penitenciário Federal, está prevista para dezembro de 2014.

De acordo com o diretor-geral do Depen, Augusto Rossini, a penitenciária vai fortalecer o combate ao crime organizado em todo o país. “O Sistema Penitenciário Federal recebe os presos mais perigosos do país. Desde a sua criação, o número de rebeliões nos presídios estaduais reduziu em 70%”,declarou.

O edital de licitação da construção foi publicado no Diário Oficial da União de 20 de setembro de 2013. O resultado saiu no dia 22 de novembro. Ele inclui a contratação de empresa especializada em engenharia para execução das obras, serviços de construção com fornecimento dos materiais, mão-de-obra e equipamentos destinados à construção.

Aparelhamento

O complexo deverá ser dotado de infra-estrutura e equipamentos de segurança de última geração, como aparelhos de raio-x, de coleta de impressão digital e detectores de metais de alta sensibilidade. Toda a plataforma de segurança será contratada em nova licitação.

 A construção de presídios federais obedece a determinação da Lei de Execução Penal. As unidades do Sistema Penitenciário Federal foram construídas a partir de 2006 e cada uma tem 208 celas e quatro vivências. Elas abrigam criminosos de alta periculosidade, que comprometam a segurança ou possam ser vítimas de atentados dentro dos presídios comuns.

"O objetivo do governo é, ao mesmo tempo, garantir um isolamento maior dos chefes do crime organizado e aliviar a tensão no sistema carcerário estadual. Livres dos indivíduos mais perigosos, o poder local tem condições de dar maior atenção à recuperação do restante da população carcerária, bem como da reinserção social do preso após o cumprimento da pena", acrescentou Rossini.

Fonte: Agência MJ de Notícias

Quinto presídio de segurança máxima do país será construído no DF Quinto presídio de segurança máxima do país será construído no DF Reviewed by Redação on 11/29/2013 02:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-