campa-insta


Alerta para os homens: câncer de pênis

Compartilhar no WhatsApp!

É fundamental procurar um médico havendo qualquer alteração na região peniana, avalia especialista; saiba abaixo como fazer o autoexame

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
No mês de novembro, o mundo se une em prol da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é alertar os homens sobre a importância do exame para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata e de outras doenças, como o câncer de pênis. Apesar de muito raro (2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem), o câncer de pênis é uma realidade e merece destaque.

De acordo com informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pênis tem maior incidência em homens a partir de 50 anos, embora também possa atingir os jovens. A doença está relacionada, principalmente, à falta de higiene íntima e atinge mais aqueles que não se submeteram à cirurgia de fimose (remoção do prepúcio, pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis). Alguns estudos também indicam que esteja relacionado à infecção pelo vírus HPV.

(Foto: divulgação)
Dr. Ellias Magalhães é médico
oncologista da Oncomed BH
No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste e, em 2010, acarretou a morte de 363 homens. “Como a maioria dos casos de câncer, se diagnosticado no início, o câncer de pênis tem grandes chances de cura. Entretanto, muitos homens demoram até mais de um ano para descobrir. Por isso, é fundamental que se procure um médico havendo qualquer alteração na região peniana”, explica Dr. Ellias Magalhães, médico oncologista da Oncomed BH.

A forma de prevenção é simples. É importante fazer a higiene íntima com água e sabão, especialmente após a masturbação e relações sexuais. A cirurgia de fimose, quando indicada, também auxilia na prevenção. O uso de preservativos é fundamental e diminui a chance de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HPV, por exemplo.

Autoexame:

Os homens devem estar atentos aos seguintes sinais:
- perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas;
- feridas e caroços no pênis que não desapareceram após tratamento médico e apresentem  secreções e mau cheiro;
- tumoração no pênis e/ou na virilha (íngua);
- inflamações de longo período com vermelhidão e coceira, principalmente nos portadores de fimose.

Fonte: Link Comunicação 
Alerta para os homens: câncer de pênis Alerta para os homens: câncer de pênis Reviewed by Redação on 11/19/2013 04:22:00 PM Rating: 5

2 comentários

  1. Eu tenho só uns caroços mais são pequenos tipo espinha ?
    Oque será

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante procurar um médico urologista para que ele possa determinar o que é.

      Excluir

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-