campa-insta


Santa Catarina celebra outubro com cultura e gastronomia

Compartilhar no WhatsApp!

Circuito de festas movimenta o turismo em mais de 10 cidades do estado, como Blumenau, Brusque e Porto Belo

(Foto: Wikimedia Commons / Maurício Cardim / AgênciaFM)
Blumenau, onde ocorre a Orktoberfest
Santa Catarina se transforma em um dos destinos turísticos mais animados do país em outubro. As festas típicas celebram as tradições dos colonizadores e reúnem mais de dois milhões de pessoas em mais de dez destinos do estado, como Blumenau, Brusque e Porto Belo, segundo dados da Santa Catarina Turismo (Santur).

São as chamadas “oktoberfestas”, com dança, a música e a comida típica de povos que formaram a base do povo catarinense, entre eles, alemães, italianos, portugueses e austríacos.

A Oktoberfest de Blumenau, a mais tradicional das festas, aconteceu pela primeira vez em 1985 para renovar as esperanças de moradores abalados por enchentes. Em pouco tempo, a festa ganhou a simpatia do público passando a receber, em média, 750 mil visitantes a cada edição.

O sucesso da Oktoberfest foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas. A organização e o interesse da população permitiram consolidar um circuito de festas em Santa Catarina.

Em uma semana é possível fazer o circuito de boa parte das festas, já que a distância entre as cidades é curta, oscilando entre 30 a 180 quilômetros de distância. Blumenau, sede da Oktoberfest, está a 140 quilômetros da capital Florianópolis, ponto de convergência para muitos turistas.

Em Brusque, por exemplo, acontece a Fenarreco, a Festa do Marreco, famosa pelos pratos alemães e o tradicional marreco recheado. Nos dez dias de festa também há shows folclóricos e de bandas de música germânica.

Em Rio do Sul, a Kegelfest ou Festa do Bolão, traz pratos típicos da culinária alemã, concursos de tomadores de chope e competições de balonismo.

Também na região do Vale do Rio Itajaí-Açu encontra-se Timbó, que realiza a Festa do Imigrante, outra tipicamente alemã. Em Porto Belo, a tradição açoriana aparece o Festival do Camarão. Em Jaraguá do Sul, cidade da Schützenfest, a Festa do Tiro remete às tradições dos clubes de caça e tiro, mas o ponto alto da festa são os bailes com bandas típicas alemãs e a culinária.

No interior do estado acontece a Tirolerfest, em Treze Tílias. A cidade foi colonizada por imigrantes austríacos e a festa comemora o aniversário da cidade. Acontece no parque de Exposições de Treze Tílias, com culinária típica, chope e a dança folclórica Schuhplattler, dança folclórica, mantida por grupos tradicionais.

No oeste de Santa Catarina, em Itapiranga, mais uma festa alemã com a Oktoberfest. Chapecó realiza a Efapi, um evento de agronegócios, com shows de músicos nacionais e gastronomia da região, como o porco no rolete. Por último, em Florianópolis, ocorre a Fenaostra, festa de gastronomia de origem açoriana cujo prato típico, à base de ostras, são cultivadas na região. No sul do estado, em Forquilhinha, ocorre a Heimatfest ou Festa das Origens, além da Festa do Colono, em São Martinho.


Calendário das festas:

Oktoberfest – Blumenau de 03/10 a 20/10
Fenarreco – Brusque de 02/10 a 13/10
Tirolerfest – Treze Tílias de 04/10 a 13/10
Festa do Camarão – Porto Belo de 10/10 a 13/10
Festa do Imigrante – de 10/10 a 13/10
Schützenfest – de 10/10 a 20/10
Kegelfest – de 11/10 a 13/10
Fenaostra – Florianópolis de 16/10 a 20/10
Efapi – Chapecó de 04/10 a 13/10
Heimatfest – Forquilhinhas de 04/10 a 13/10
Festa do Colono – São Martinho de 25/10 a 27/10

Fonte: Mtur
Santa Catarina celebra outubro com cultura e gastronomia Santa Catarina celebra outubro com cultura e gastronomia Reviewed by Redação on 10/02/2013 02:43:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-