campa-insta


Entenda como as picadas de abelhas podem levar à morte

Compartilhar no WhatsApp!

Manifestações causadas pela picada podem ser de naturezas tóxicas e alérgicas

(Foto: Getty Images)
De acordo com especialista, é necessário retirar o ferrão cravado
 na pele e lavar o local com sabão e água corrente
Comuns em nosso cotidiano, as abelhas podem representar muito mais perigo do que se imagina. Um ataque desse inseto pode ser fatal e, em casos raros, o indivíduo hipersensível pode morrer em virtude de uma única ferroada. De acordo com a Prof.ª Dra. Sandra Regina S. Sprovieri, coordenadora da disciplina de Emergências em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, as manifestações causadas pela picada podem ser de naturezas tóxicas e alérgicas.

(Foto: divulgação)
Prof.ª Dra. Sandra Sprovieri
As reações tóxicas locais estão associadas à dor, inchaço e coloração avermelhada da pele. Em casos de múltiplas picadas, podem ocorrer manifestações sistêmicas, devido à grande quantidade de veneno inoculado. "Nesse caso, alguns dos sintomas são: prurido, calor generalizado, hipotensão, taquicardia, cefaleia, náuseas e/ou vômitos e cólicas abdominais. Em casos mais graves podem ocorrer choque e insuficiências respiratória e renal agudas", enfatiza.

As manifestações alérgicas locais são caracterizadas por um edema que persiste por alguns dias. Já as alérgicas sistêmicas podem variar de urticária generalizada, mal-estar, edema de glote, choque anafilático, queda da pressão arterial, colapso, perda da consciência, incontinência urinária e fecal, e coloração azulada ou roxa da boca, pele ou unhas.

Até a chegada ao atendimento médico, após ser picado, o indivíduo alérgico deve aplicar uma compressa de água fria ou gelo e usar analgésico para aliviar a dor. A pessoa deve permanecer calma, evitando movimentos bruscos e excessivos. Também é necessário retirar o ferrão cravado na pele e lavar o local com sabão e água corrente.

"O ferrão pode ser retirado com pinça ou com os dedos. Após a ferroada, a abelha deixa para trás não apenas o ferrão, mas também o saco de veneno e parte do seu aparelho digestivo. Enquanto ele permanece cravado, a substância continua a ser instilada involuntariamente nos primeiros 20 a 30 segundos. O método de remoção do ferrão não afeta a quantidade de veneno a ser inoculado na pele do indivíduo", afirma.

O ataque em massa realizado pelas abelhas é responsável pela maioria dos acidentes. Após cerca de 15 a 20 segundos do início do ataque, normalmente localizado em frente da colmeia, os insetos saem em grande quantidade, mais de 200, em média, voando para todos os lados e ferroando todos que se encontram na proximidade, perseguindo-os por mais de 700 metros.

Já os acidentes causados por vespas e marimbondos representam quadros clínicos mais graves do que os causados por abelhas, pois necessitam de uma menor quantidade de picadas para evoluir para um quadro sistêmico grave.

"Enquanto as abelhas picam somente uma vez, deixam o ferrão em sua vítima e morrem após o ataque, os marimbondos e as vespas não perdem o membro ao ferroar, podendo causar múltiplas picadas, não morrendo após o ataque. Assim, os procedimentos são os mesmos adotados para as picadas de abelhas, com exceção do ferrão que não fica cravado na pele", explica.

A especialista recomenda alguns cuidados para evitar ataques:

Não atire pedras ou paus em direção às abelhas ou colmeias.
Não fique parado e se afaste de eventual colmeia existente.
Se observar um enxame em sua direção, não corra em linha reta ou caminho livre. Corra em zigue-zague, pois assim poderá "enganá-las" durante a perseguição.
Proteja o rosto com uma toalha ou camisa, pois as picadas no pescoço ou na mucosa oral podem levar a um edema de glote, resultando em morte por asfixia.

Fonte: Fran Press
Entenda como as picadas de abelhas podem levar à morte Entenda como as picadas de abelhas podem levar à morte Reviewed by Redação on 10/11/2013 01:19:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-