campa-insta


Programa leva acesso à água potável a famílias do sertão

Compartilhar no WhatsApp!

Projeto já atendeu mais de 110 famílias e escolas nos estados de Goiás e Tocantins, por onde passa o Rally dos Sertões

(Foto: divulgação)
Criança experimenta água limpa do kit filtragem
O projeto Waves for Water, criado pelo ex-surfista profissional Jon Rose, chegou ao Brasil trazendo uma missão nobre na mala: levar acesso à água potável a famílias do sertão brasileiro. Com apoio da Mitsubishi Brasil, a ONG está acompanhando a 21ª edição do Rally dos Sertões, visitando as cidades do roteiro do rali e também comunidades próximas, doando kits de filtros capazes de limpar e purificar qualquer água.

(Foto: divulgação)
Jon Rose, criador do projeto Waves for Water
"As pessoas que vivem nas cidades grandes, com estrutura, não veem a água como um problema", explica Jon. "Já estas famílias que atendemos têm vários problemas e um deles é o acesso à água limpa."

Batizada de 4x4 for Water, a ação já atendeu mais de 110 famílias e escolas, que agora terão água limpa, livre de sujeiras e bactérias. Cada kit, composto por um balde e uma mangueira com filtro, é capaz de atender até 100 pessoas por dia e o sistema pode ser limpo, o que aumenta a durabilidade.

A bordo de uma L200 Triton, eles já viajaram mais de 3000km entre os Estados de Goiás e Tocantins e puderam conhecer histórias como a de uma mulher que mora há 60 anos no mesmo local, mas nunca havia tomado água de uma bica próxima, porque é suja. "Agora, com o filtro, ela pode fazer uso desta água tranquilamente", conta Guga Ketzer, publicitário e representante da Waves for Water no Brasil. "Água potável deveria ser um direito", diz.

Além de entregar o sistema de filtros para as pessoas, eles também ensinam como utilizar o equipamento e dão uma palestra sobre o uso da água, que serve não apenas para beber mas também para cozinhar, escovar os dentes... "Visitamos comunidades com características e necessidades diferentes. Muitos acham que certos problemas, como um surto de diarreia, têm outras causas. Mas é quase sempre por causa da água", explica Guga.

Assista ao vídeo e veja como está o trabalho durante o Rally dos Sertões:
Programa leva acesso à água potável a famílias do sertão Programa leva acesso à água potável a famílias do sertão Reviewed by Redação on 8/05/2013 12:24:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-