campa-insta


Saiba mais sobre a 'Cinetose': enjoo pode atrapalhar viagem de férias

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista fala sobre o 'mal do movimento' e dá dicas de como evitar o problema ou agir durante uma crise

(Foto: Getty Images)
Durante uma crise é recomendado parar o veículo
e ir para um local com ventilação
O "mal do movimento" pode transformar o tão sonhado cruzeiro de verão, o passeio romântico pela serra e até mesmo uma divertida tarde no parque de diversão em um pesadelo. Náuseas, enjoos e até vômitos podem atingir as pessoas mais sensíveis à cinetose - um tipo de labirintopatia que pode ocorrer quando o corpo está parado e o entorno está em movimento ou o inverso.

"O cérebro fica confuso com as informações conflitantes entre o labirinto e a visão. Essa confusão pode provocar tontura, náusea, vômito e desconforto físico", explica o otorrinolaringologista Ektor Tsuneo Onishi. A cinetose pode ocorrer em qualquer fase da vida e é mais incidente em mulheres e crianças.
(Foto: divulgação)
Dr.Ektor Tsuneo Onishi
Não há necessidade de se privar de nenhuma atividade por conta da cinetose, basta se prevenir. "Normalmente, quem sofre desse problema já passou por situações semelhantes e sabe que tem grande possibilidade de passar mal durante uma viagem, independente do meio de transporte utilizado. Assim, é recomendável fazer um tratamento preventivo para evitar o distúrbio", aconselha o especialista.

O tratamento com um antiemético - isto é um medicamento que alivia os sintomas relacionados ao enjoo, às náuseas e aos vômitos - deve começar alguns dias antes da viagem e terminar alguns dias depois, para evitar o "mal de desembarque" - uma sensação desconfortável que ocorre, principalmente, em quem faz viagens de navios, mesmo após o termino da viagem. Os antieméticos podem provocar diferentes níveis de sonolência, é importante conversar com o médico sobre essa questão.

No mercado existem diversos medicamentos antieméticos, um exemplo é o cloridrato de meclizina, produzido e comercializado com o nome de Meclin pelo laboratório Apsen Farmacêutica, que inibe a ativação do centro do vômito no Sistema Nervoso Central e trata a cinetose, além de reduzir a severidade e a frequência dos sintomas associados à vertigem.


Veja agora o que fazer para evitar o mal-estar durante a viagem:

- Mantenha os olhos fixos em um ponto imóvel no horizonte.
- Evite olhar objetos ou situações em movimento como as ondas do mar.
- Não fique muito tempo em jejum e cuidado com as dietas radicais. Procure ter uma alimentação balanceada, comendo a cada três horas.
- Aumente a ingestão de água: beba pelo menos seis copos por dia.
- Evite ingerir café, doces ou alimentos muito gordurosos.
- Fique em locais bem ventilados.
- Evite comer muito antes de se expor a situações estimulantes (barco, brinquedos de diversão,      simuladores, viagem de carro, etc.).
- Evite bebidas alcoólicas durante essa exposição.
- Evite contato com cheiros fortes (do motor da embarcação, do escapamento do carro, de cigarro).
- Tente se posicionar em região próxima ao meio da embarcação, onde balança menos.


Saiba como agir durante uma crise:

- Vá para um lugar ventilado.
- Fique sentado, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede.
- Procure um médico.
- Não dirija ou manuseie máquinas ou equipamentos cortantes.
- Nunca se automedique.

Fonte: ketchum
Saiba mais sobre a 'Cinetose': enjoo pode atrapalhar viagem de férias Saiba mais sobre a 'Cinetose': enjoo pode atrapalhar viagem de férias Reviewed by Redação on 7/19/2013 01:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-