campa-insta


Mais de 70% dos internautas brasileiros estão de acordo com as manifestações

Compartilhar no WhatsApp!

Ação isolada de alguns manifestantes é, para 86% dos internautas, o motivo pelo qual as manifestações se tornaram violentas

(Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Jovens seguram cartazes em protesto na Esplanada dos
Ministérios no último sábado (15)
A maioria dos internautas brasileiros é a favor das manifestações que estão ocorrendo no Brasil nos últimos dias. Pesquisa do painel online Conectai, plataforma do Ibope para pesquisas na internet, mostra que 72% dos internautas concordam com as manifestações, 14% nem concordam e nem discordam e 7% discordam. Entre os jovens (até 29 anos), 82% concordam com as manifestações.

Para 62% dos internautas, embora justificados, os protestos não foram conduzidos de forma correta. Já para 33%, as manifestações fazem sentido e foram conduzidas de forma adequada. De acordo com o pesquisa, 10% da população brasileira de internautas afirmam ter saído às ruas para protestar até o início da última segunda-feira (17).

Sobre os conflitos ocorridos nos últimos dias, 57% responsabilizam o governo, percentual que cresce para 63% quando analisadas apenas as respostas de pessoas com até 29 anos.

Outros 16% responsabilizam os manifestantes e 10% os policiais.

A ação isolada de alguns manifestantes é, para 86% dos internautas, o motivo pelo qual as manifestações se tornaram violentas e 36% acrescentam que a violência acabou permeando os manifestantes de forma geral. Para 62%, os manifestantes reagiram com mais força do que o necessário, entretanto, 58% dizem que a ação dos manifestantes não diminuiu a legitimidade dos protestos. Por outro lado, 59% acreditam que a ação dos policiais diminuiu a legitimidade da polícia, que, para 78%, reagiu com mais força e violência do que deveria.

Para 47% dos usuários de internet do Brasil, a causa das manifestações é, em parte, o aumento do preço das passagens de ônibus e metrô e, em parte, o descontentamento popular de forma geral. Já para 32%, a razão das manifestações é, principalmente, o descontentamento popular e nem tanto pelo preço do transporte público. De acordo com 83%, o Brasil está em uma fase crítica, que precisa de mudanças políticas, principalmente nas áreas da saúde, da educação e da segurança.

Assim, a previsão é de que as manifestações continuem: 62% preveem que continuarão até o preço da passagem de ônibus e metrô diminuir e 33% acreditam que as manifestações não vão parar mesmo depois de uma redução no preço do transporte público.

Ainda segundo o levantamento, 47% dos internautas acham que a população deve ter o direito de se manifestar na rua, onde e quando quiser. Outros 26% acreditam que as manifestações devem ocorrer na rua, quando e onde os manifestantes quiserem, desde que anunciadas com antecedência na mídia.

Essas informações foram coletadas junto a 1.775 internautas integrantes do painel Conectai, em todo pais, entre os dias 15 e 17 de junho.

Fonte: Ketchum
Mais de 70% dos internautas brasileiros estão de acordo com as manifestações Mais de 70% dos internautas brasileiros estão de acordo com as manifestações Reviewed by Redação on 6/19/2013 02:56:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-