campa-insta


Projeto cria 'Game of Thrones' da política brasileira

Compartilhar no WhatsApp!

Grandes nomes da política nacional são colocados na busca pelo Trono de Ferro; objetivo é facilitar a compreensão das alianças partidárias no país

Por Alisson Matos

(Imagem: divulgação)
Mapa: na versão nacional, oito grandes grupos se digladiam pelo
Trono de Ferro, hoje ocupado por Dilma Rousseff
A terceira temporada do elogiado seriado Game of Thrones, da HBO, estreou no último domingo (31) no Brasil. E o jogo pelo poder, que centraliza as batalhas protagonizadas pelos clãs na atração, ganhou uma versão com grupos políticos nacionais, que viraram Casas, assim como ocorre no sucesso da TV.

Se a trama medieval, que se passa no Reino de Westeros, conta com elementos que justificam as ações dos envolvidos nas disputas, a variante tupiniquim não deixa por menos, transformando o que é ficção em realidade por meio de alianças, ligações e apoios de personagens políticos que têm, basicamente, dois objetivos: alcançar o poder ou permanecer nele.

“Fica interessante ler alguma notícia sobre a política nacional com o mapa da ‘Guerra dos Tronos da Política Brasileira’ ao lado. Vai facilitar a compreensão das alianças e das ligações dadas entre os governantes. Ainda mais no cenário atual, faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições que definirão presidente e governadores”, diz Arnaldo Azevedo, um dos idealizadores do projeto.

Na versão nacional, são oito os grandes grupos que se digladiam pelo Trono de Ferro, hoje ocupado por Dilma Rousseff, integrante e Mão do Rei da Casa Lula. Ela conta com aliados de grande quilate, como as Casas Sarney e Temer. O reinado detém grande infantaria, a maior de todas, que ajuda na manutenção da governabilidade que dura 11 anos.

A aparente tranquilidade no Reino Brasil é ilusória, já que há uma intermitente intenção dos rivais históricos em tirar a Casa, que hoje comanda, do Trono de Ferro. São eles a Casa Neves, que conta com a adesão de nomes como o ex-Rei Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin, a Casa Serra, a Casa Marina e a Casa Arraes, que tem abertura para coalisão, por exemplo, com os ocupantes do Vale da Direita.  A maioria com base sólida para alcançar o que quer.

“Precisamos falar de forma didática e lúdica para mostrar e mapear como se dá o jogo político. Queremos que qualquer pessoa, por menos conhecimento politico que tenha, possa entender como se dá esses movimentos”, relata Azevedo.

É esse o espírito de ‘Guerra dos Tronos da Política Brasileira’, mostrar o quão a busca pelo poder e o que é feito para obtê-lo pode ser menos ficcional e de difícil entendimento do que parece.
Projeto cria 'Game of Thrones' da política brasileira Projeto cria 'Game of Thrones' da política brasileira Reviewed by Redação on 4/07/2013 08:45:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-