campa-insta


Smartphone é o eletrônico mais desejado por jovens da periferia, mostra pesquisa

Compartilhar no WhatsApp!

De acordo com estudo, possuir um smartphone de última geração gera um reconhecimento social e um consequente conforto emocional 

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Se pudessem, os jovens teriam todos os aparelhos eletrônicos possíveis, mas como os recursos são limitados, eles acabam priorizando a aquisição de acordo com o seu estilo de vida. Os smartphone, no entanto, é o sonho de consumo de jovens (15 a 24 anos) moradores de bairros da periferia da Grande São Paulo, revela pesquisa recente.

Segundo os jovens ouvidos pelo levantamento, essa preferência ocorre por um motivo prático: os smartphones têm “tudo em um”, ou seja, são telefones que permitem fotografar, filmar, jogar, ouvir música e acessar a internet e as redes sociais. “Além disso, existe um motivo simbólico, que é o status social que esses aparelhos geram nos jovens da periferia, especialmente quando são produzidos pelas marcas mais cobiçadas do mercado, como Apple e Samsung”, explica Andrea Costtanzi, diretora da empresa Di Capire, especializada em pesquisa de mercado, que realizou este trabalho.      

A pesquisa deixou claro que, para este público, possuir um smartphone de última geração gera um reconhecimento social e um consequente conforto emocional que faz com que esses jovens comprometam grande parte dos seus recursos para adquiri-los. Em muitas entrevistas, foram verificadas situações de um jovem ter desembolsado cerca de R$ 2 mil reais no aparelho e não ter dinheiro para colocar crédito nele.

Durante quatro meses, entre setembro e dezembro de 2012, foram levantadas informações qualitativas por meio de entrevistas individuais e grupos focais que indicaram que a aquisição de equipamentos eletrônicos é uma das grandes prioridades dos jovens da periferia, junto com formação universitária e busca de uma carreira profissional.

“Estes resultados foram coerentes com outros estudos realizados anteriormente, pois mostraram que os jovens moradores da periferia desejam ter profissões que gerem recursos para adquirir produtos e serviços relevantes para as suas vidas. Em outras palavras, os jovens da periferia desejam participar da sociedade do consumo tanto como trabalhadores quanto como consumidores”, afirma Andrea.

Fonte: g6 Comunicação 
Smartphone é o eletrônico mais desejado por jovens da periferia, mostra pesquisa Smartphone é o eletrônico mais desejado por jovens da periferia, mostra pesquisa Reviewed by Redação on 3/19/2013 01:23:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-