campa-insta


'Geojornalismo' deve ganhar cada vez mais força

Compartilhar no WhatsApp!

Por Diego Martins │ Editor e colunista do Portal Telenotícias

Na prática, o geojornalismo – ou jornalismo localizado - já existe há algum tempo, mas só agora começa a ganhar espaço em palestras e eventos de comunicação. Na última edição da Campus Party, por exemplo, o tema foi destaque na mesa ‘Jornalismo Reloaded’, que discutiu as novas tendências na área jornalística.

Na ocasião, o jornalista Gilberto Dimenstein, coordenador do site Catraca Livre, destacou que o geojornalismo parece ser o futuro para o jornalismo. Segundo ele, a grande mídia já dá conta dos assuntos de âmbito nacional e com isso sobra espaço para o jornalismo localizado.

(Imagem: reprodução / Catraca Livre)
Site Catraca Livre
O próprio Catraca Livre é um exemplo desta nova tendência. Atualmente, a página abriga notícias culturais para o público de São Paulo e Rio de Janeiro. O site é um exemplo de sucesso no quesito jornalismo para o público local, são mais de 1,5 milhão de curtidas no Facebook e mais de 107 mil seguidores no Twitter.

As empresárias Andrea Piazza e Lina Brochmann resolveram apostar num jornalismo local mais específico ainda. As duas estrearam em outubro de 2012 o site Bora.aí – um guia cultural para crianças que vivem na capital paulista.

(Imagem: reprodução / Bora Aí)
Site Bora Aí
A iniciativa, que vem agradando os pequeninos e também os pais – é claro -, nasceu de um bate-papo de corredor, como relatam as duas ao site Startupi, do portal IG: “eu estava em uma ‘entressafra’ de projetos e queria fazer algo diferente”, lembra Andrea. “A gente percebeu que os grandes veículos cobrem os principais eventos e existem muitos blogs amadores, de mães, que não tem tanto compromisso”, completa Lina. Com o primeiro passo dado, as duas já querem mais. Elas pensam agora em estruturar uma redação e expandir o site geograficamente.

(Imagem: reprodução / Blog Mural)
Blog Mural
Já o blog Mural, da Folha.com, conta com a participação de diversos jovens da periferia da Grande São Paulo. Feito por jornalistas formados, estudantes de jornalismo e até blogueiros, a página concentra notícias dos bairros onde moram os jovens participantes, um verdadeiro geojornalismo comunitário.

Portanto, de acordo com o que foi discutido no Campus Party, o geojornalismo está aí para quem quiser apostar. É um jornalismo que já está sendo praticado no presente e caminha cada vez mais para se firmar num futuro não tão distante assim.

Veja o que rolou na mesa Jornalismo Reloaded, na Campus Party 2013: 


'Geojornalismo' deve ganhar cada vez mais força 'Geojornalismo' deve ganhar cada vez mais força Reviewed by Redação on 3/25/2013 04:03:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-