campa-insta


Esqueci a pílula. E agora?

Compartilhar no WhatsApp!

Basta deixar de tomar por um dia para que o índice de falha aumente 8%. Para diminuir o risco, é importante conhecer as opções e o perfil da mulher antes de decidir por um método contraceptivo

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Quem nunca esqueceu ou atrasou a pílula um dia? A correria do dia a dia pode ocasionar essas situações, afetando a eficácia do método anticoncepcional e, consequentemente, aumentando muito a chance de gravidez: de 0,3% para 8%.

Até 80% das mulheres deixam de tomar pelo menos uma pílula por ciclo como mostram alguns estudos clínicos. “O risco de gravidez é ainda maior quando a mulher começa uma nova cartela com três ou mais dias de atraso ou quando deixa de tomar três ou mais pílulas perto do início ou do fim de uma cartela”, explica a ginecologista Cristina Laguna, professora doutora do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A possibilidade de esquecimento com outros métodos é menor. Em um levantamento realizado com mais de 27 mil mulheres, 61,9% das entrevistadas responderam que esqueceram ou atrasaram a pílula; 32,2%, de colocar o adesivo; e apenas 12,6%, de por o anel. É por isso que a adoção de um método anticoncepcional deve ser individualizada, defende a ginecologista, levando-se em conta as particularidades de cada mulher.

Outros fatores também influenciam a falha de um anticoncepcional, além do comportamento da usuária. A utilização de alguns tipos de remédios pode causar interação medicamentosa e problemas gastrointestinais, às vezes, provocam vômitos e diarreias, eliminando o contraceptivo antes de sua absorção total.

“O profissional de saúde, ao prescrever um método, deve estar atento para esses detalhes. Além de orientar a correta utilização, deve mostrar para as mulheres as opções disponíveis, como o anel contraceptivo, o adesivo, o injetável ou o DIU, para que a escolha reduza o risco de erros e a chance de uma gravidez não planejada”, explica.

Outras consequências

Esquecer a pílula durante o ciclo pode gerar efeitos importantes sobre o bem-estar emocional. Além disso, outra consequência dos esquecimentos é a utilização de pílulas anticoncepcionais de emergência, mais conhecidas como pílulas do dia seguinte.

“Embora sejam uma opção, não são as mais eficazes para prevenir uma gestação. Se a mulher utilizar apenas a pílula do dia seguinte após uma relação sexual como método contraceptivo, ela tem mais chance de engravidar do que se utilizar corretamente outro anticoncepcional. A pílula do dia seguinte é para situações de emergência e não pode virar uma rotina, ou seja, ser o único método para situações regulares e muitas vezes previsíveis”, alerta a médica.

Veja a tabela de métodos anticoncepcionais, clique aqui.

Fonte: Ketchum
Esqueci a pílula. E agora? Esqueci a pílula. E agora? Reviewed by Redação on 2/10/2013 01:39:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-