campa-insta


Veja como curtir as férias sem prejudicar a saúde

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista alerta sobre a importância da hidratação e da prática moderada de esportes na praia

(Foto: Getty Images) 
No verão diversas pessoas migram para as praias do litoral brasileiro em busca de diversão. Muitos aproveitam os feriados e as férias coletivas para curtir a estação praticando esportes aquáticos e de areia. É nessa época que os cuidados com a pele, corpo e alimentação devem ser redobrados, pois com o aumento da população nas cidades litorâneas, surgem às viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos por conta do calor.

No que diz respeito à prática de esportes e atividades físicas nas praias, as recomendações mais importantes estão associadas à hidratação do organismo, com o consumo abundante de líquidos, no tempo da prática esportiva, que deve ser na média de 45 minutos diários, quatro vezes por semana e o horário da prática esportiva, que deve ser antes das 10hs e após as 17hs.
(Foto: divulgação)
Dr. Nabil Ghorayeb
De acordo com o cardiologista e médico do esporte e responsável pelo Sport Check-up do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Nabil Ghorayeb, a prática de esportes é bem vinda, desde que realizada de forma correta sem sacrificar o organismo. “Recomendamos as atividades de cunho aeróbico como caminhadas, corridas, bike, lazer na água, frescobol, futebol, vôlei de praia, entre outros. Essas atividades devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo. Outro fator determinante é a condição ambiental. O excesso de calor com a alta sensação térmica e a poluição das praias (areia e água) também devem ser levadas em conta”, afirma.

Hidratação

De acordo com Ghorayeb, as atividades praticadas na praia exigem mais do organismo devido a um maior grau de dificuldade que o exercício na areia proporciona. “A intensidade dos movimentos é mais elevada e demandam mais esforço físico do esportista, que gastará mais energia, num clima mais quente e, consequentemente perderá mais líquido, necessitando de uma hidratação abundante constante”, afirma.

No caso das bebidas alcoólicas as mesmas não são consideradas hidratantes naturais do organismo. “A hidratação deve ser feita com água natural ou de coco e líquidos isotônicos com as restrições conhecidas aos hipertensos e diabéticos, crianças e gestantes. As bebidas alcoólicas destiladas devem ser evitadas porque provocam um aumento exagerado da diurese”, explica Ghorayeb.

Dicas para a prática de esportes na praia:

Consumo de líquidos abundantemente, cuidados no uso de isotônicos por hipertensos e diabéticos, nem pensar pelas crianças e gestantes;
Uso de protetor solar (15 a 30) no corpo e rosto a cada 2hs ou caso se molhe;
Uso de boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça;
Uso de roupas leves;
Ingerir alimentos leves, como frutas, água de coco, lanches naturais, entre outros;
Praticar as atividades por 45 minutos em média (quatro vezes por semana), antes das 10hs e após as 17hs (horário de verão);
Realizar as atividades de forma moderada e respeitar os limites do organismo;

Fonte: HCor - Hospital do Coração
Veja como curtir as férias sem prejudicar a saúde Veja como curtir as férias sem prejudicar a saúde Reviewed by Redação on 1/12/2013 12:57:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-