campa-insta


Alckmin anuncia implantação do cartão BOM em 22 estações do Metrô e CPTM

Compartilhar no WhatsApp!

Nesta etapa, serão beneficiados cerca de 100 mil usuários; ao final da implantação em 153 estações do Metrô e CPTM o benefício atingirá 500 mil usuários

O governador Geraldo Alckmin anuncia hoje (17), às 10h30 na estação Itaquera do Metrô e CPTM, a implantação do cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) nas linhas do Metrô e CPTM. Além da estação Itaquera, a integração física será possível a partir de hoje em mais quatro estações do Metrô e cinco da CPTM. No dia 22, mais sete estações da CPTM contarão com essa facilidade e no dia 27 duas estações do Metrô e três da CPTM. Essas 22 estações foram selecionadas por apresentarem maior volume de usuários nas integrações físicas entre EMTU, Metrô e CPTM, além de melhores condições estruturais para instalação dos equipamentos.  

O cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) da EMTU/SP já é utilizado em mais de 600 linhas de ônibus intermunicipais da RMSP. Nesta etapa, serão beneficiados 100 mil usuários. Quando as 153 estações do sistema sobre trilhos (89 da CPTM e 64 do Metrô) oferecerem este benefício, cerca de 500 mil usuários do sistema metropolitano de ônibus serão beneficiados. Nas 22 estações anunciadas hoje, serão integrados fisicamente o Cartão BOM Comum, o BOM Empresarial e o Vale-Transporte, ficando de fora o BOM Escolar, BOM Sênior e BOM Especial.

Veja o cronograma de lançamento:

Dia 17/12
Estações do Metrô: Itaquera, Brás, Carrão, Penha e Barra Funda (Linha 3);
Estações da CPTM: Osasco, Carapicuíba e Barra Funda (Linha 8), Itaquera (Linha 11), Brás (Linha 12).

Dia 22/12
Estações da CPTM: Mogi das Cruzes, Estudantes, Guaianazes (Linha 11); Itaim Paulista, São Miguel, Comendador Ermelino (Linha 12); Itapevi (Linha 8)

Dia 27/12
Estações do Metrô: Armênia, Tucuruvi (Linha 1);
Estações da CPTM: Caieiras (Linha 7), São Caetano (Linha 10), Grajaú (Linha 9).

Como funciona o sistema

Leitores de cartões instalados nas estações da CPTM e do Metrô foram substituídos por equipamentos dotados de uma nova tecnologia que permite a leitura dos dados do cartão BOM e do Bilhete Único, liberando então a catraca. Os valores pagos pelos usuários não foram alterados.

Sistema de pagamento atual

Atualmente, são aceitos o Bilhete Único (que integra o sistema municipal de linhas de ônibus com o sistema metroferroviário) e o bilhete magnético na rede da CPTM, Metrô e ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela de metrô). O BOM é utilizado nos 5 mil veículos do sistema metropolitano de ônibus que interligam 39 municípios da Grande São Paulo.

(Imagem: reprodução cartaobom.com.br)
Cadastro para adquirir o cartão BOM também pode ser feito online
Nas linhas municipais de ônibus da cidade de São Paulo, o pagamento é feito por meio do Bilhete Único. As cidades de Cotia, Taboão da Serra, Carapicuíba, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul aceitam também o cartão BOM. E outros municípios da RMSP têm seu próprio cartão de pagamento de tarifa.

Como adquirir o cartão BOM

O interessado em obter o cartão BOM deve ligar para o Consórcio Metropolitano de Transporte (CMT) no telefone 0800 - 771 1800 ou por meio do site www.cartaobom.com.br onde pode ser feito o cadastro, com retirada do cartão no posto indicado em sete dias corridos.

Fonte: Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
Alckmin anuncia implantação do cartão BOM em 22 estações do Metrô e CPTM Alckmin anuncia implantação do cartão BOM em 22 estações do Metrô e CPTM Reviewed by Redação on 12/17/2012 12:34:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-