campa-insta


Histórias reais de mulheres brasileiras viram telas em exposição

Compartilhar no WhatsApp!

Quinze obras da mostra Meninas do Brasil estarão no Conjunto Nacional, a partir desta quinta-feira (25) 

Da Redação Telenotícias

(Imagem: divulgação / montagem Telenotícias)
Telas que fazem  parte da exposição: Odete (esquerda)
e Virgem das Dores (direita)
Imagine se a narrativa de sua história fosse transformada em obra de arte? Esse é o intuito da exposição gratuita Meninas do Brasil, que tem início nesta quinta-feira (25), e vai até 8 de novembro, no Conjunto Nacional. São 15 narrativas de mulheres brasileiras que foram transformadas em pintura pelo artista plástico jesuíta Geraldo Lancerdine. A mostra integra o programa Avenida Paulista Viva e Sustentável, em seu Núcleo de Economia Criativa – NEC, da Associação Paulista Viva.

O trabalho é resultado de pesquisa sobre cultura brasileira, tendo a mulher como foco central da expressão cultural. “O objetivo é dar voz a mulheres anônimas, que muitas vezes são silenciadas pelo abandono, pela exclusão social ou pelo fato de serem pobres, negras e subjugadas”, diz o artista. Entre as histórias estão as de Tereza, de 78 anos, que sofre a falta dos filhos; Alice, que aos 13 anos estava grávida do próprio pai; e a de Judite, 50 anos, que a vida toda espera por um homem que conheceu quando moça.

A mostra exibe grandes telas, de acrílica sobre compensado, algumas com 1,30m x 1,80m. Ao lado de cada obra, haverá descritivos da história da mulher retratada na pintura - com alguns fragmentos de depoimentos. Além disso, será possível escutar a voz das próprias mulheres junto às obras - em uma cabine que terá uma grande tela por onde passarão todas as pinturas, bastando clicar no som. “Espero que o público, ao se deparar com narrativas reais, possa ter a sensação de estar diante dessas mulheres e dentro de suas histórias”, afirma Lancerdine, que é diretor de comunicação da Companhia de Jesus.


Sua história pode virar uma pintura

Junto à exposição Meninas do Brasil estará uma equipe de filmagem para gravar novas histórias. Mulheres interessadas em contar sua vida terão lugar cativo. As histórias mais interessantes se transformarão em pinturas e estarão em um documentário que será produzido pela Companhia de Jesus. As gravações serão na sexta-feira (26/10), das 12h00 às 14h00, e sábado (27/10), das 18h00 às 19h00. Também no sábado (26/10), às 19h00, o coral do Pateo do Collegio fará apresentação de música sacra, no vão livre do Conjunto Nacional.

Sobre o artista

Geraldo Lacerdine é da ordem dos jesuítas (Companhia de Jesus). Nascido em Minas Gerais, em 1977, formou-se em comunicação, filosofia e teologia. Abraçou a pintura como modo de expressão aos sete anos de idade.

Serviço:
O que: Exposição “Meninas do Brasil” – parte do programa Paulista Viva e Sustentável
Quando: De 25/10 a 8/11, diariamente das 9 às 22 horas
Onde: Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073 – Cerqueira César
Entrada Gratuita
Histórias reais de mulheres brasileiras viram telas em exposição Histórias reais de mulheres brasileiras viram telas em exposição Reviewed by Redação on 10/25/2012 10:00:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-