campa-insta


80% dos brasileiros vão sofrer de dor nas costas pelo menos uma vez na vida

Compartilhar no WhatsApp!

O primeiro passo para evitar este problema é: "consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso", informa especialista

(Foto: Getty Images)
Um percentual alto: 80% dos brasileiros vão se queixar de dor nas costas em algum momento da vida, aponta um levantamento da Universidade de São Paulo (USP). A dor nas costas é a segunda causa mais freqüente de visitas a consultórios médicos e de faltas no trabalho. Só perde para a enxaqueca.

É a partir dos 40 anos que você começa a perceber com mais freqüência os efeitos de uma vida inteira de erros de postura, uma herança de maus hábitos na hora de usar o computador, segurar o telefone com o ombro ou até mesmo de se sentar para realizar uma tarefa ou descansar. As dores começam a ser diárias, você já não acha uma posição confortável e vira um viciado dos relaxantes musculares. É hora de procurar um médico e buscar o tratamento adequado.

(Foto: divulgação)
Dr. Rogério Vidal de Lima
“É preciso fazer um trabalho em cima da postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso”, aponta como primeiras mudanças o Dr. Rogério Vidal de Lima, ortopedista, especialista em coluna pelo Hospital das Clinicas de São Paulo. A prática de exercícios é fundamental, para fortalecer a musculatura do tronco.

Fazer caminhadas e alongar o corpo ao longo do dia são medidas simples que dão resultados rápidos quando os primeiros sintomas aparecem. “Se você se conscientizar que o alongamento é parte da tarefa que você precisa realizar, já terá adotado uma importante medida para prevenir a dor nas costas. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois da tarefa”, afirma o médico.

O sobrepeso é um fator agravante, que ajuda a piorar os sintomas e dificulta o tratamento, “é como se o indivíduo estivesse carregando uma carga desnecessária, excedente que, certamente, causa complicações e pode levar a problemas crônicos como a artrose, estenose e hérnia de disco”, acrescenta o especialista.

Nos casos mais graves, quando, a deformidade na coluna pressiona a medula e as terminações nervosas, é necessária até mesmo uma intervenção cirúrgica para minimizar as dores. “Coloca-se uma agulha dentro do disco, como se você queimasse aquele disco. Ele diminui de tamanho e pára de comprimir a raiz do nervo”, explica o ortopedista.

As crianças que se queixam de dores nas costas devem ser levadas imediatamente ao médico para uma avaliação. No caso dos idosos, as dores podem ser indicações de pequenas fraturas na coluna, provocadas pela perda de cálcio. “Aí precisamos avaliar os tratamentos alternativos, como acupuntura e reeducação postural que podem ajudar. Mas, em qualquer caso, vale a regra: buscar orientação médica”, conclui Lima.

Veja uma lista de "inimigos da coluna":

• Postura inadequada durante as atividades físicas;
• Uso de calçados inapropriados, como tênis errado para o tipo da pisada;
• Sedentarismo;
• Ganho de peso;
• Ergonomia inadequada, no trabalho (mesa e cadeira) e em casa (cozinha, colchão, sofá);
• Bolsas e mochilas muito pesadas;
• Dificuldade auditiva ou visual, pois a pessoa se entorta para ouvir ou ver melhor;
• Colchão e travesseiro inadequados;
• Uso de notebook no colo, mal acomodado na cama;
• Sofás, poltronas e cadeiras com espuma gasta, pois provocam afundamento;
• Banco de carro fundo, embreagem ou pedais muito duros;
• Movimentos repetitivos ou posturas que se mantêm por longos períodos, assim como a sobrecarga da região lombar.

Fonte: AgeImagem
80% dos brasileiros vão sofrer de dor nas costas pelo menos uma vez na vida 80% dos brasileiros vão sofrer de dor nas costas pelo menos uma vez na vida Reviewed by Redação on 10/01/2012 10:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-