campa-insta


“Museu da web” tem arquivos da internet desde 1996

Compartilhar no WhatsApp!

Site Internet Archive conta com 150 bilhões de páginas arquivadas

Da Redação Telenotícias

(Imagem: reprodução Internet Archive)
Home do "museu da web"
Imagine rever seu blog com o primeiro template utilizado (layout da página), sim, aquele que você já trocou há muito tempo. Se preferir, você pode rever as manchetes do Yahoo Brasil de 1999, ano em que o famoso portal ganhou a versão brasileira. Tudo isso é possível graças ao Internet Archive – um verdadeiro “museu da web” – que tem mais de 150 bilhões de “retratos” da internet desde 1996.

(Foto: Joi Ito /  Wikimedia Commons)
Brewster Kahle em 2009
O Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos localizada em São Francisco, na Califórnia / EUA. Fundada em 1996, pelo engenheiro americano Brewster Kahle, a organização mantém um arquivo multimídia que pode ser acessado gratuitamente, formado por páginas da web, softwares, filmes, livros e áudios.

O site já foi comparado à Biblioteca de Alexandria, por ter o objetivo de preservar o conhecimento humano. A cada seis semanas os pesquisadores do Internet Archive coletam o que aparece de novo pela internet. Quer viver alguns momentos de nostalgia? Basta acessar o archive.org e digitar o endereço do site que gostaria de ver como era há tempos atrás.

Veja algumas páginas antigas: 
(Imagens: reprodução Internet Archive)

Página inicial do Yahoo Brasil em novembro de 1999


Página do Google em dezembro de 1998



“Museu da web” tem arquivos da internet desde 1996 “Museu da web” tem arquivos da internet desde 1996 Reviewed by Redação on 6/27/2012 11:25:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-