campa-insta


Brasil desloca tropa após soldados bolivianos circularem em cidade do Acre

Compartilhar no WhatsApp!
Militares armados entraram em território brasileiro sem aviso prévio, o que contraria a legislação internacional

Da Redação Telenotícias

(Foto: Dhárcules Pinheiro / A Tribuna)
Rua de terra divide fronteira entre Brasil e Bolívia na comunidade
de Vila Bella, localizada a três quilômetros do
centro do município de Capixaba (AC)
Na semana passada, soldados fardados e armados da Bolívia cruzaram a fronteira para comprar mantimentos na cidade de Capixaba, a 70 quilômetros da capital do Acre, Rio Branco. A ação fez com que o Ministério da Defesa deslocasse uma tropa para o município e assim coibir novas entradas não autorizadas de militares bolivianos.

Diante da situação, o governo brasileiro notificou o Ministério de Relações Exteriores da Bolívia, classificando a atitude do exército do país vizinho como uma “ação inaceitável”. De acordo com a legislação internacional, um país deve comunicar o outro quando for realizar uma movimentação militar em território alheio.

Exército da Bolívia expulsa colonos brasileiros que vivem na região de fronteira

A movimentação em território brasileiro aconteceu na mesma semana em que militares bolivianos expulsaram ao menos 10 famílias brasileiras que vivem na Bolívia, na região de fronteira com o Brasil. A legislação deste país proíbe que estrangeiros morem em uma faixa de até 50 km da fronteira.

Segundo os colonos que foram expulsos, os soldados invadiram casas, se apropriam de bens, mataram animais e atearam fogo em uma das residências. A ação contraria um acordo entre os dois países, que prevê a retirada gradual de famílias brasileiras da região fronteiriça para assentamentos. Cerca de 160 famílias de pequenos agricultores já se mudaram, porém, 300 famílias ainda vivem na região.

Representantes do governo brasileiro se reuniram na última quinta-feira (26), com líderes da população rural para tomar conhecimento das incursões do exército boliviano contra brasileiros que residem na Bolívia. “O exercito boliviano não pode usar violência para resolver a situação”, disse o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, que aproveitou a reunião para cobrar mais agilidade do Incra no processo de assentamento.

Com informações da Agência de Notícias do Acre, jornal A Tribuna, Blog da Amazônia e portal O Globo.

Brasil desloca tropa após soldados bolivianos circularem em cidade do Acre Brasil desloca tropa após soldados bolivianos circularem em cidade do Acre Reviewed by Redação on 4/30/2012 05:16:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-