Dança do Ventre traz inúmeros benefícios à saúde


Maior festival do mundo de danças árabes acontece em abril na capital paulista

Da Agência Telenotícias

​(Foto: divulgação)
A dança massageia os órgãos internos e colabora com a
coordenação e agilidade, diz professora
A Dança do Ventre é uma das danças mais antigas da humanidade e também uma das mais conhecidas em todo o mundo. Ela sempre atrai a atenção do público e tem uma legião de praticantes, porém, o que poucas pessoas sabem é que ela também traz muitos benefícios à saúde.

Segundo a professora Shalimar Mattar, que possui uma tradicional escola de dança árabe em São Paulo, os benefícios da Dança do Ventre são inúmeros, pois ela trabalha todas as partes do corpo, da ponta dos pés ao topo da cabeça, o que exige um bom trabalho postural e equilíbrio.

A dança massageia os órgãos internos e colabora com a coordenação e agilidade. “Atua no desenvolvimento dos sentidos, fortalece a feminilidade, combate o stress e a depressão. Favorece o autoconhecimento, aumentando a autoestima e confiança pessoal”, diz Shalimar, que julho deste ano participará do maior festival do Egito como professora master convidada.

(Foto: divulgação)
Shalimar Mattar, professora de dança
Ainda, segundo a professora, qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e com liberação médica pode praticar a dança do ventre independente da idade. “Você pode começar em qualquer idade, desde que procure um professor gabaritado, que pode ministrar aulas para crianças e até mesmo para a terceira idade”.

Popular no Brasil

De acordo com Shalimar, a mulher brasileira tem muita afinidade com a dança do ventre por varias razões. Em primeiro lugar é porque tanto o samba quanto a dança do ventre egípcia tem como berço o continente africano. “Podemos dizer que são primas. Existem muitas semelhanças principalmente na parte percussiva, assim como o destaque para movimentos dos quadris, a energia da dança e principalmente a valorização do estilo pessoal da dançarina, pois nestas duas modalidades o mais importante é exteriorizar sua essência”, explica.

Outro motivo é que a dança do ventre é extremamente rica e existem muitas formas de executá-la em diferentes tipos de músicas. “Temos a dança tradicional, a rotina clássica, moderna, fusões e ainda a utilização de uma série de diferentes materiais e tudo isso torna esta dança muito interessante, porque dificilmente alguém não vai se identificar com ao menos um destes diferentes estilos”, afirma.

A professora ainda explica que a essência primordial da dança do ventre vem de uma base primitiva dos povos das cavernas e ela atravessou séculos se aprimorando, modificando e enriquecendo, mas sempre mantendo o sagrado feminino como ponto primordial. “Enfim, é uma dança que seduz a todos pela sua técnica, expressividade, desenvoltura e sentimento”, conclui Shalimar Mattar.

E para quem ficou interessado em saber mais sobre essa e outras danças árabes, a professora deixa um convite. Em abril, nos dias 10,11 e 12, acontece o Mercado Persa Brasil (Congresso Internacional de Dança, Arte e Cultura Árabe) em São Paulo - o maior festival do mundo de danças árabes, que reúne também feira, workshops, palestras e espetáculos, entre outras atrações. Os ingressos já estão disponíveis para venda e podem ser adquiridos com desconto até 10 de março.

A última edição contou com 520 apresentações artísticas; 10 workshops de danças; 06 palestras de saúde e beleza; 25 categorias em concursos de dança; 03 categorias em concurso de beleza 'Miss Mercado Persa'; 04 desfiles de trajes típicos; 80 expositores; 02 espetáculos; e mais de 8.000 visitantes. Mais informações: www.mercadopersa.com.br

Dança do Ventre traz inúmeros benefícios à saúde Dança do Ventre traz inúmeros benefícios à saúde Reviewed by Redação on 3/05/2015 04:45:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-