Veja mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos invisíveis


(Imagem: reprodução / YouTube)
Alinhador invisível removível permite melhor higienização
 e paciente sente menos dor, diz especialista
A tecnologia também está presente na área da saúde e estética bucal. O tradicional aparelho metálico, embora seja o mais usado, tem sido trocado por opções de aparelhos e alinhadores ortodônticos mais discretos e confortáveis, mantendo a mesma eficácia na correção do alinhamento dos dentes. Um dos modelos em destaque é o alinhador invisível removível – já bem difundido nos Estados Unidos -, que tem ganhado espaço no Brasil nos últimos 12 anos.

“Justamente por ser uma novidade na área, surgem dúvidas a respeito do funcionamento da cada técnica. Ainda existem muitos mitos sobre esta nova geração de aparelhos dentários”, afirma o ortodontista Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior, especialista em ortodontia pela USP.

O Alinhador Invisível removível não funciona tão bem como os aparelhos convencionais.

Mito. A qualidade do tratamento é proporcional ao domínio técnico do cirurgião-dentista e do grau de disciplina e cooperação do paciente. "Para que qualquer tratamento tenha eficácia, é importante que o profissional domine a técnica e avalie minuciosamente o caso do paciente. No caso dos alinhadores invisíveis removíveis, é fundamental que haja um comprometimento do paciente”, reforça o ortodontista Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior.

Alinhadores invisíveis removíveis possuem vantagens em relação aos tratamentos convencionais com braquetes.

Verdade. Com os alinhadores invisíveis removíveis, a correção da posição dos dentes ocorre de maneira discreta devido ao aparelho ser transparente e confortável porque não existem fios ou pontas (por exemplo, as peças do aparelho convencional denominadas de braquetes) que possam causar aftas na boca. Outro benefício é que como o alinhador invisível é removido para escovar os dentes normalmente, não ocorre a descalcificação e nem manchas desagradáveis na superfície dos dentes, que poderiam desenvolver cáries. “Os aparelhos fixos tradicionais, em geral, movimentam todos os dentes a cada manutenção porque se trata de um fio único mas, já no caso dos alinhadores invisíveis removíveis a movimentação está focada exclusivamente nos dentes tortos”, explica o cirurgião-dentista.

Os alinhadores invisíveis removíveis podem ser utilizados apenas em casos fáceis.

Mito. Cada paciente deve ser avaliado individualmente para saber qual alinhador invisível removível está indicado. Existem alinhadores invisíveis removíveis feitos no Brasil para casos simples e o mais famoso de todos, feito nos Estados Unidos, que é utilizado em casos severos conforme o grau de disciplina do paciente e do conhecimento técnico do cirurgião-dentista.

Posso retirar os Alinhadores Invisíveis para as refeições.

Verdade. O alinhador deve ser retirado tanto para a alimentação, quanto para a higienização. “Quando comparado com outros aparelhos, a grande vantagem do alinhador é justamente poder ser retirado para comer, escovar os dentes e usar fio dental. Além disso, o paciente não precisará de escovas e fio dental especiais para fazer sua higiene bucal. Imagina uma festa onde o paciente será a madrinha do casamento? Nesse e em outros eventos importantes, ela vai tranquilamente sem aparelho nenhum na boca e, quando chegar em casa, coloca o aparelho normalmente”, explica Dr. Alberto dos Reis Condé Júnior.

O tratamento é menos dolorido.

Verdade. Segundo o cirurgião-dentista, o alinhador invisível removível movimenta os dentes normalmente, por isso, não é indolor, porém a dor fica localizada nos dentes que estão tortos. “Cabe ressaltar que a dor vai variar, tanto no fixo tradicional quanto no alinhador, conforme a sensibilidade individual de cada paciente. No entanto, quanto a aftas, os alinhadores são mais confortáveis do que fios e pontas dos aparelhos fixos. A maioria das pessoas pode sentir um leve desconforto temporário por até 2 a 3 dias, no primeiro alinhador e, eventualmente, por algumas horas após cada novo estágio do tratamento. Isso é normal e é tipicamente descrito como uma sensação de pressão. É um sinal de que os alinhadores estão movendo seus dentes conforme o planejado. Este desconforto é temporário”, explica o dentista.

Os alinhadores invisíveis removíveis são confeccionados com alta tecnologia. O molde é feito no consultório e enviado para os Estados Unidos onde é digitalizado por meio de tomografia computadorizada. Em seguida, um modelo digital tridimensional dos dentes é criado.

“A partir do software ClinCheck, o cirurgião-dentista mostra ao paciente a simulação da movimentação dentária. A movimentação planejada dos dentes é simulada para que paciente e profissional possam conferir detalhes do planejamento do tratamento antes de produzir os alinhadores. Após a aprovação, é feita uma estereolitografia (SLA) para construir os modelos dos dentes para cada etapa do tratamento. Os alinhadores são fabricados sobre estes modelos e são 100% entregues todos dentro de uma caixa especial aos cirurgiões-dentistas para acompanhar as trocas dos alinhadores de seus pacientes", explica o cirurgião-dentista.

Fonte: Floter & Schauff 
Veja mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos invisíveis Veja mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos invisíveis Reviewed by Redação on 1/09/2015 04:29:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-