campa-insta


Refeição à base de carboidratos: boa opção para se aquecer no inverno

Compartilhar no WhatsApp!

Fonte de energia presente em massas é essencial para equilibrar o organismo na estação

(Foto: Getty Images)
Chegou o inverno! E nada melhor do que um bom prato de massa com vinho para se aquecer. Mas também estamos acostumados a pensar que no frio engordamos mais e, por isso, devemos comer menos. Mas será que funciona exatamente desta maneira? A nutricionista Vanderli Marchiori, secretária geral da Associação Brasileira de Medicina Esportiva, explica que não é bem assim. “Neste período, nosso corpo sente necessidade de se aquecer frente à temperatura externa e, para isso, gasta mais energia e calorias”.

Então, por que engordamos? O problema está, como sempre, no excesso. Com o maior gasto de energia, nosso organismo pede mais comida para repor o que perdemos, e acabamos ingerindo mais do que o necessário. Além disso, ficamos mais preguiçosos. “Deixamos de ir à academia ou fazer caminhadas e, com menos exercícios e mais comida, a conta não fecha e engordamos”, diz Vanderli. Uma boa opção para manter o peso neste período é a ingestão de carboidratos, fontes de energia presentes em massas, pães e biscoitos.

O macarrão, por exemplo, tem baixo índice glicêmico, o que prolonga a sensação de saciedade. Com isso, demoramos mais tempo para sentir fome e evitamos comer em excesso. Um bom prato de macarrão a bolonhesa ou alho e óleo é uma refeição nutritiva e rápida de fazer, ideal para este tempo. Outro prato preferido em baixas temperaturas é a sopa, que pode ser de legumes, canja ou com verduras refogadas e acompanhadas pelo macarrão, em formato argolinha (Anelli), Ave Maria (Avemarie) ou Pai Nosso (Padre Nosso/ Paternoster), mais comuns neste tipo de refeição. “Uma dica é usar canela, gengibre em pó e louro como temperos, pois eles dão sensação de aquecimento interno”, aconselha a nutricionista.

Veja mais: Receita para o frio: sopa light com gravatinha

Fonte: TREE Comunicação
Refeição à base de carboidratos: boa opção para se aquecer no inverno Refeição à base de carboidratos: boa opção para se aquecer no inverno Reviewed by Redação on 6/28/2012 05:29:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-