Saiba como identificar os sinais de um AVC

Alterações na fala e perda de coordenação motora estão entre os principais sintomas 

Por Juliana Andrade

(Foto: Getty Images)
Controlar a pressão alta é importante para evitar o AVC
Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, se desenvolve a partir de uma ruptura ou uma obstrução das artérias responsáveis pela distribuição de sangue no cérebro. Esse distúrbio faz com que algumas áreas cerebrais importantes sejam comprometidas e deixem de exercer suas funções corretamente.

Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico, causado por vazamentos sanguíneos, e o isquêmico, causado pelo entupimento dos vasos. Segundo o cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz, Miguel Moretti, diferente de um infarto, o AVC apresenta sintomas clássicos, em sua maioria. “As acusações mais frequentes são de perda de coordenação motora, alterações na assimetria da face, perda de força muscular em um dos lados do corpo e dificuldades na fala.”

(Foto: reprodução / prevencao.cardiol.br)  
Dr. Miguel Moretti
De acordo com a Sociedade Brasileira de Neurologia, a cada cinco minutos uma pessoa é vítima de AVC no país, contabilizando cerca de 100 mil mortes ao ano em decorrência da doença, que pode ser identificada por meio de alguns sinais comuns nos pacientes, como a dificuldade de movimentar e sustentar os membros de um mesmo lado do corpo. “Se o paciente apresentar perda de coordenação motora na mão direita e na perna esquerda, com certeza não é um AVC”, explica o Dr. Miguel Moretti.

Fatores como hipertensão, diabetes e tabagismo favorecem o desenvolvimento de derrames, por isso, é tão importante manter hábitos saudáveis de alimentação, praticar atividades físicas regulares e evitar o sedentarismo. “Sempre que notarmos algo diferente em nosso organismo ou no sistema motor do corpo, é imprescindível procurar um especialista para avaliar o caso. Quanto mais cedo o problema for detectado, maiores são as chances de recuperação e tratamento”, completa.

Saiba como identificar os sinais de um AVC Saiba como identificar os sinais de um AVC Reviewed by Redação on 4/30/2012 07:42:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-