campa-insta


2 em cada 3 brasileiros admitem cometer excessos

Compartilhar no WhatsApp!
Má alimentação e trabalho são dois dos principais exageros, mostra pesquisa

(Imagem: divulgação / Plataforma Sem Excesso)
O estudo mostrou ainda que o sabor e a acessibilidade levam 2 em cada 3 pessoas a alimentarem-se de forma errada
Consumo de alimentos não saudáveis (42%), compras por impulso (29%), trabalho (27%), exercício físico (18%) e consumo de bebidas alcoólicas (12%) são os excessos mais cometidos pelos brasileiros ao longo da vida. O ranking faz parte da pesquisa Excessos dos Brasileiros, elaborada pela Plataforma Sem Excesso.

O estudo mostrou ainda que o sabor e a acessibilidade levam 2 em cada 3 pessoas a alimentarem-se de forma errada. No âmbito profissional, 2 em cada 3 entrevistados afirmaram que têm pouco tempo e muito trabalho. A insatisfação pessoal faz com que metade dos entrevistados compre por impulso, enquanto o descontentamento com o corpo leva 2 em cada 3 pessoas a se exercitarem além do necessário.

O consumo de bebidas alcoólicas é o quinto no ranking de excessos relatados. Apenas 12% dos entrevistados admitem cometer excesso. O resultado vai ao encontro dos dados do mais recente levantamento da Organização Mundial da Saúde sobre álcool, que mostra que o consumo no Brasil caiu 10% (de 8,8 para 7,8 litros) por pessoa entre 2010 e 2016.

"O trabalho de conscientização para o consumo responsável de bebidas alcoólicas é fundamental para a construção de uma cultura de moderação. Com a pesquisa Excessos dos Brasileiros conseguimos entender melhor os motivos que levam ao consumo exagerado e podemos desenvolver novas estratégias para abordar o tema, principalmente junto aos mais jovens", afirma José Augusto Rodrigues da Silva, presidente executivo da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), que mantém a plataforma Sem Excesso.

O estudo também revela que 15% dos entrevistados começaram a beber entre os 11 e 14 anos, enquanto quase metade adquiriu este hábito entre os 15 e 17 anos. Em ambos os casos, amigos e familiares são os principais motivadores. Além disso, existe uma pressão social para o consumo, já que mais de 30% dos entrevistados sofreram preconceito por não beber.

"Os resultados da pesquisa Excessos dos Brasileiros mostram que mais de metade das pessoas começa a consumir bebidas alcoólicas antes dos 18 anos. Nesta fase da vida, o organismo ainda não está totalmente desenvolvido. O fígado, por exemplo, ainda não está preparado para metabolizar o álcool e isso pode ser um dos fatores que leva à dependência. Por isso, é importante termos respeito pela bebida", explica o médico hebiatra Maurício de Souza, que analisou o estudo.

A pesquisa Excessos dos Brasileiros ouviu mil pessoas de 18 a 24 anos de todas as regiões do Brasil. Quer saber mais? Confira o infográfico!

Fonte: MSL Group
2 em cada 3 brasileiros admitem cometer excessos 2 em cada 3 brasileiros admitem cometer excessos Reviewed by Redação on 11/01/2018 03:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-