campa-insta


Família x Depressão: entenda os prós e contras

Compartilhar no WhatsApp!
“Apoiar a pessoa depressiva, auxiliar a encontrar caminhos e um novo propósito trará uma porta de saída para esse quadro de depressão”, diz especialista

Da Redação Telenotícias

(Foto: Getty Images)
Segundo especialista, cada indivíduo percebe a sua realidade de uma maneira muito particular, por isso é necessário respeitar a dor, o sofrimento e o ponto de vista de cada um
A depressão é uma doença que precisa de cuidados especiais e acolhimento, e a família tem um papel muito importante dentro desse cenário. “O paciente depressivo, carrega com ele uma enorme frustração, tristeza, angústia, um processo intenso de não encontrar a saída para a dor emocional que está vivendo. Um quadro de desânimo e falta de propósito, onde tudo em volta parece não fazer sentido para o paciente depressivo”, explica a psicóloga transpessoal e orientadora pessoal Wanessa Moreira.

De acordo a especialista, é muito comum encontrar famílias sofrendo com esse quadro de ter uma pessoa querida em depressão, seja pelo motivo de não saber como ajudar, ou ainda, pela demora muitas vezes de se diagnosticar de fato a depressão e a demora de responder ao tratamento em muitos casos. “A cobrança excessiva, a falta de entendimento dentro da família, a falta de diálogo e de respeito das escolhas de cada um, pode, inclusive, gerar um quadro depressivo em uma pessoa que não está bem, está triste e frustrada e já não sente que tem espaço dentro dessa família”, destaca Wanessa.

Para a orientadora pessoal, que também é master mentoring em coaching corpo e mente, cada indivíduo percebe a sua realidade de uma maneira muito particular, por isso é necessário respeitar a dor, o sofrimento e o ponto de vista de cada um, pois colocar regras dentro da família sem conversar e compreender como cada um percebe esse direcionamento, pode levar um grande sofrimento para a pessoa, incluindo a depressão.

“Ouvimos desde sempre o quanto é importante ter coragem para vencer na vida, mas não aprendemos como de fato executar essa ação a nosso favor. Aprendemos o quanto viver a vida é difícil, e que precisamos sobreviver durante a vida. Mas não aprendemos a viver, e viver traz liberdade, movimento, dificuldades e alegrias. Viver não é nos estacionar em dores profundas com a sensação de não ter saída para esse lugar, viver não é se afogar em dor. Nós não trazemos na nossa bagagem emocional um repertório com novas ações para se viver uma nova vida”, esclarece a psicóloga transpessoal.

 (Foto: divulgação)
Wanessa Moreira
A dificuldade de executar as mudanças para viver um novo significado, provoca a insatisfação e o aprisionamento, um cansaço de estar patinando nas mesmas dores e nas mesmas histórias. “Essas histórias tem uma relação direta com a experiência do histórico familiar de cada pessoa. Já está comprovado cientificamente que o DNA carrega as nossas informações das histórias que vivemos, e essas informações são passadas geneticamente para as gerações seguintes. Dessa maneira, recebemos dos nossos familiares as informações das histórias que eles viveram, independentemente de termos conhecido ou não os nossos antepassados, de sabermos ou não dessas histórias, e esse é o repertório que trazemos na bagagem da nossa vida”, diz Wanessa.

Ainda, segundo a especialista, “por termos esse histórico conhecido, acabamos “presos” nessas histórias como uma zona de conforto conhecida, mesmo que inconscientemente e acabamos sendo levados ao movimento de repetir parte dessas histórias por se tratarem de rotas conhecidas de padrões e comportamentos”. Por isso, a orientadora pessoal argumenta que é necessário ampliar o repertório, conhecer novas histórias, realizar pequenas mudanças para ampliar o leque de ações e materializar mudanças que trazem um novo significado para a vida.

Sendo assim, Wanessa Moreira orienta que uma ação em conjunto da família, de acolhimento, amor, de procurar conhecimento e auxiliar a caminhada da pessoa que está depressiva dentro desse cenário familiar, é fundamental para transformar esse quadro e essa história. “Apoiar a pessoa depressiva, auxiliar a encontrar caminhos e um novo propósito trará uma porta de saída para esse quadro de depressão. É importante dentro da família que todos se sintam parte e pertencentes da história, sem exclusões ou comparações, preservando a individualidade e a busca de cada membro da família com amor e entendimento”, finaliza.
Família x Depressão: entenda os prós e contras Família x Depressão: entenda os prós e contras Reviewed by Redação on 10/26/2018 08:57:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-