campa-insta


Veja os principais cuidados com a pele no inverno

Compartilhar no WhatsApp!
Especialista dá dicas de como cuidar da pele nesta época do ano

(Foto: Getty Images)
No inverno, o ideal é proteger-se das baixas temperaturas, evitar banhos
demorados e muito quentes e realizar hidratação intensiva
Não é só no verão que é importante cuidar da pele. A prevenção e atenção são essenciais também no inverno. A médica especialista em dermatologia do Dr.Consulta, Dra. Ana Cecília Duarte esclarece sobre os problemas que podem aparecer e dá dicas de como cuidar da pele durante o período mais frio do ano.

Por conta da exposição ao tempo gelado e seco e ao vento, a pele tem uma tendência a perder a umidade e, consequentemente, a ficar ressecada. As regiões mais afetadas são o rosto, o cotovelo, o joelho e o pescoço. Por isso, é importante sempre manter a pele bem hidratada e tomar alguns cuidados para se manter saudável neste período.

A médica explica que o ressecamento da pele pode ocasionar coceira que tende a aumentar caso não seja realizada a hidratação adequada com uso de cremes hidratantes e emolientes. Além disso, os sintomas de algumas doenças como dermatite seborreica, dermatite atópica e rosácea podem agravar-se e aumentar a sensibilidade da pele e causar coceira e descamação.

A dermatite seborreica atinge principalmente o couro cabeludo, mas pode provocar vermelhidão e descamação no rosto e no tórax em casos mais graves. O tratamento envolve uma rotina de cuidados com limpeza e uso de emolientes. 

Já a rosácea provoca vermelhidão e aumento da sensibilidade da pele, com ardência e queimação. Pode evoluir com pequenas circunferências vermelhas e com pus no rosto. A condição é mais comum em mulheres de meia idade e pode ser tratada com uma combinação de filtro solar, cremes para pele sensível e, eventualmente, com antibióticos.

A dermatite atópica, por sua vez, afeta todas as idades e é mais comum nas crianças. Está relacionada à redução da qualidade do sono, muita coceira e ressecamento da pele. Pode vir acompanhada de outras doenças alérgicas como bronquite e rinite. A hidratação da pele com cremes específicos é fundamental para o tratamento.

“Existem muitas opções de produtos e medicamentos que ajudam a melhorar os sintomas do ressecamento e a tratar as doenças de pele que tendem a surgir no inverno. É importante o paciente conhecer seu tipo de pele, procurar um médico dermatologista para saber qual creme ou remédio é mais indicado para seu caso,” explica a especialista.


Lábio e olhos

Além do ressecamento da pele, outras partes do corpo podem sofrer com o frio. As superfícies mucosas como lábios e olhos também perdem umidade nesta estação. Por conta disso, os lábios ficam mais propensos a rachaduras e os olhos a coceira e irritação. “Nos lábios, passar protetor labial com FPS de pelo menos 30 ou hidratantes emolientes pode proteger e ajudar na hidratação. Para os olhos, é importante consultar um oftalmologista para saber qual é o colírio mais adequado para melhorar os sintomas,” esclarece a dermatologista.

A médica recomenda algumas práticas diárias para a pele. “Manter uma pele saudável requer disciplina e atenção aos cuidados diários. É recomendável que seja realizada a limpeza da pele, hidratação e uso de ativos adequados para cada tipo de pele, isso inclui proteção solar. No inverno, o ideal é proteger-se das baixas temperaturas, evitar banhos demorados e muito quentes e realizar hidratação intensiva,” ressalta.

Fonte: Loures Comunicação
Veja os principais cuidados com a pele no inverno Veja os principais cuidados com a pele no inverno Reviewed by Redação on 8/15/2018 12:16:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-