campa-insta


Jornalistas lançam ‘San x São – A história dos grandes’ para contar as proezas de Santos e São Paulo

Compartilhar no WhatsApp!
Obra em formato de crônica conta com diferencial inclusivo e ainda terá parte dos livros impressos doada para instituições públicas

Por Diego Martins
Da Redação Telenotícias em São Paulo

(Foto: divulgação)
Jornalistas levaram cerca de dois anos para finalizar todo o projeto de ‘San x São – A história dos grandes’
As histórias de grandes times do futebol brasileiro em formato de crônicas. Foi com essa premissa que os jornalistas Alisson Matos e Danilo Quintal – que já foram colunistas do Portal Telenotícias - resolveram escrever ‘San x São – A história dos grandes’, título que será lançado no dia 13 de setembro, na Livraria da Vila, em São Paulo.

O livro conta as maiores proezas do alvinegro praiano, responsável por revelar ao mundo ninguém menos que o Rei Pelé, e também do tricolor paulista, time que conquistou mais títulos mundiais entre os grandes clubes brasileiros.

(Foto: divulgação)
Os autores Danilo Quintal e Alisson Matos posam juntos com Raí, um dos 
craques do São Paulo, que concedeu entrevista para o projeto
Formato em crônicas

A escolha do formato da narrativa, segundo os jornalistas, surgiu a partir de uma análise do mercado editorial. Os dois, que sempre gostaram de futebol, notaram que com o passar do tempo a imprensa esportiva se dedicava cada vez menos às crônicas.

De acordo com os autores, o mercado editorial de um país que já teve Mário Filho, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira e tantos outros, deveria dar mais espaço a um tipo de texto mais poético e lúdico. “Vimos aí também uma oportunidade para trazer de volta um estilo que faz parte da história do futebol nacional. Por isso, guardadas as devidas proporções, nesse ‘San x São – A história dos grandes’ buscamos resgatar essa linguagem que anda ausente no jornalismo esportivo”, explica Matos.


(Foto: divulgação)
Alisson Matos mostra as duas obras que foram escritas
 com o seu amigo e parceiro Danilo Quintal
Dois desejos, duas obras

A ideia de contar as histórias de grandes times brasileiros surgiu ainda em 2012, quando os jornalistas lançaram ‘Perder é do Jogo - As maiores tragédias de Flamengo e Fluminense’. “Percebemos, ali, que faltava uma literatura que se dedicasse não só aos times, mas, também, às histórias dos clássicos. Um tempo depois, um amigo em comum, Caio Calegari, transformou o que era desejo em realidade, nos apresentando um plano de viabilidade do projeto”, conta Matos, que não esconde a intenção de ainda escrever outros grandes clássicos com o seu parceiro de crônicas, Danilo Quintal.

Para o ‘San x São – A história dos grandes’, os jornalistas contam que resolveram se dedicar às glórias dos dois times. Há episódios memoráveis de jogos entre as equipes, como, por exemplo, a partida que marcou o início do futebol profissional no Brasil, no ano de 1933, na Vila Belmiro. “Mas não só. Do jogo mais antigo aos mais recentes, todos os que entraram para história estão nessa obra”, diz Matos.

Segundo o jornalista Danilo Quintal, o brilho dessa obra ultrapassa qualquer conceito. "São os dois clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro. Em qualquer lugar do mundo, onde tiver uma camisa do Santos ou do São Paulo, terá a magia de títulos sul-americanos e mundiais, terão Friedenreichs, Pelés, Raís, Cenis, Robinhos, Neymares. Isso é o mais importante", argumenta.

Por ser um trabalho que envolve a objetividade do jornalismo e a poesia das crônicas, os jornalistas levaram cerca de dois anos para finalizar todo o projeto de ‘San x São – A história dos grandes’. “Falamos com os historiados dos clubes, com ex-jogadores e com torcedores. Depois, foi algum tempo para escrever os textos, buscar uma editora e todos os trâmites legais para qualquer lançamento de livro no Brasil”, relata Matos.


Diferencial inclusivo

Para esse novo título, os jornalistas se preocuparam em fazer uma versão inclusiva e que fosse gratuita. “Esse foi um dos tópicos discutidos desde o começo do projeto. E, com apoio de patrocinadores e parcerias, além do livro impresso, fizemos uma versão falada para que deficientes visuais também tenham acesso à obra. Essa versão será distribuída gratuitamente. E parte dos livros impressos também será doada a instituições públicas. Não é só o diferencial do projeto. Sempre foi o nosso grande objetivo também”, afirma Matos.

"O mais gostoso de todo esse projeto é tornar esses jogos acessíveis aos deficientes visuais, com a versão do livro falado. A poesia dos jogos estarão disponíveis para todos os públicos. Isso é impagável!", completa Quintal.

Serviço:
Lançamento de ‘San x São – A história dos grandes
Local: Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo.
Data e horário: 13/09/2018, a partir das 18h30.
Valor do livro: R$ 20,00.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/282300855869975/

Jornalistas lançam ‘San x São – A história dos grandes’ para contar as proezas de Santos e São Paulo Jornalistas lançam ‘San x São – A história dos grandes’ para contar as proezas de Santos e São Paulo Reviewed by Redação on 8/12/2018 12:58:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-