campa-insta


Sem culpa: a gordura do leite é boa para saúde

Compartilhar no WhatsApp!
Recente pesquisa demonstra que o consumo de lácteos com gordura entrega benefícios de proteção cardiovascular

(Foto: Getty Images)
O leite de vaca e seus derivados não faz mal à saúde cardiovascular e ainda contribui para a redução do risco de derrame
Uma recente pesquisa publicada no renomado periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, da Universidade do Texas, Estados Unidos revelou que o leite de vaca e os seus derivados são inofensivos para a saúde cardiovascular e ainda contribuem para a redução do risco de derrame.

"A gordura é uma excelente fonte de energia para o corpo, fornece nove calorias por grama, e, assim como qualquer nutriente, sendo deficiente ou estando em excesso no corpo, pode trazer problemas para a saúde. Importante salientar que diferentes tipos de gorduras podem trazer benefícios ao organismo", destaca Ana Paula Del'Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).

Laticínios Integrais

Em relação à gordura dos lácteos, existe uma crença de que apenas de laticínios com baixo teor ou nenhuma gordura são benéficos à saúde, por terem menos calorias. Contudo, à luz dos conhecimentos atuais, a ciência vem demonstrando que os lácteos integrais entregam inúmeros benefícios à saúde, inclusive para a saúde cardiovascular, não sendo uma opção saudável a substituição dos lácteos integrais pelos lácteos desnatados.

Comparando os lácteos com e sem gorduras, em relação ao teor de calorias, Ana Paula destaca que a diferença calórica não é tão significativa dentro de toda a dieta. Reitera que no leite integral temos 3% de gordura, ou seja, 3 gramas de gordura em 100ml de leite, o que significa 27 calorias provenientes da gordura. No leite semidesnatado, o teor é de 1,5% de gordura, que equivale à 13,5 calorias; e no leite desnatado o teor de gordura pode chegar até 0,5% agregando 4,5 calorias. Ao final, em um copo de 200ml, temos uma diferença de 45 calorias oriundas da gordura quando comparamos um copo de leite integral com 1 copo de leite desnatado. Dentro de uma dieta de 2000 calorias, quantitativamente não é muito relevante, representando apenas 2% das calorias.

O que também deve ser considerado na decisão de consumir um lácteo com mais ou menos teor de gordura, é o paladar. Tem pessoas que preferem o leite com um gostinho mais acentuado, uma sensação que preenche mais a boca, sendo os lácteos na versão integral os mais indicados; enquanto que outros preferem um sabor mais suave, menos intenso, sendo as versões sem gordura as preferíveis.

"O leite entrega benefícios à saúde cardiovascular, uma vez que o perfil lipídico da gordura láctea é bastante diversificado, com gorduras saturadas, insaturadas, frações lipídicas cis e trans, compondo um sistema lipídico complexo, interagindo entre si, capaz de entregar tais benefícios à saúde dentro dessa complexidade bioquímica", finaliza a nutricionista.

Fonte: MSLGROUP Andreoli
Sem culpa: a gordura do leite é boa para saúde Sem culpa: a gordura do leite é boa para saúde Reviewed by Redação on 7/30/2018 07:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-