campa-insta


Cirurgia bariátrica pode causar pedra na vesícula

Compartilhar no WhatsApp!
38% dos pacientes desenvolvem o problema até o sexto mês do pós-operatório

(Foto: Getty Images)
Segundo o médico, cerca de 59% dos casos são assintomáticos
A cirurgia bariátrica traz muitos benefícios para quem deseja e precisa perder peso. Porém, existem grandes chances do paciente desenvolver cálculos biliares, a também chamada Colelitíase pós-cirurgia bariátrica, que se forma na vesícula. 36% dos pacientes desenvolvem o problema até o sexto mês do pós-operatório e cerca de 59% são assintomáticos

"Isso ocorre em 38% dos casos, geralmente após seis meses da cirurgia e é ocasionado pela rápida perda de peso ou por dietas com baixa caloria", alerta o cirurgião bariátrico Dr. Luiz Vicente Berti.

Segundo o médico, cerca de 59% dos casos são assintomáticos, e quando os cálculos trazem sintomas, o paciente já está com quadro de inflamação da vesícula, por isso a cirurgia é a maneira mais eficiente de acabar com o problema. Além disso, algumas vezes, o problema pode ser assintomático, os principais sintomas são dores intensas do lado direito do abdome, náuseas e vômitos.

Dr. Berti alerta para a prevenção do cálculo biliar para quem deseja realizar a cirurgia bariátrica. "É importante conversar com o médico sobre o tratamento através do uso de algum medicamento específico, que pode evitar a necessidade de uma cirurgia", finaliza.

Fonte: Fundamento RP
Cirurgia bariátrica pode causar pedra na vesícula Cirurgia bariátrica pode causar pedra na vesícula Reviewed by Redação on 5/24/2018 06:26:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-