Vírus H3N2 deve ser um dos vilões de 2018

Clínicas particulares em Jundiaí (SP) já receberam vacina contra Influenza 2018, iniciando a imunização da população

(Foto: Getty Images)
Anualmente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa qual será a composição das vacinas contra o vírus da gripe a ser disponibilizada no ano seguinte
Os norte-americanos vêm sofrendo com o surto da gripe Influenza 2018, que tomou conta de praticamente todos os Estados Unidos, acendendo um alerta para os brasileiros que estão se preparando para enfrentar o frio. Por lá já são mais de 47 mil casos confirmados desde o início do inverno, com o registro de falecimento de 20 crianças.

A médica pediatra da Vacine Clínica, Daniela Cunha, explica que o vírus que está causando terror é o H3N2, um subtipo do vírus influenza A. “Então é natural que em determinados períodos, alguns tipos predominem sobre outros. Isso não significa o surgimento de um vírus mais poderoso e prejudicial, mas sim que há um número maior de ocorrências de determinadas cepas do vírus”, diz a médica da Vacine Clínica.

Anualmente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa qual será a composição das vacinas contra o vírus da gripe a ser disponibilizada no ano seguinte. São mudanças necessárias, sempre com base em pesquisas e com respaldo da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma vez que há inúmeras cepas do vírus, que sofre mutações constantes.

As vacinas 2018 já estão sendo aplicadas em algumas clínicas particulares de Jundiaí (SP), como a Vacine Clínica. A proteção dura um ano e tem como objetivo reduzir hospitalizações e o número de mortes por causa da gripe. “Não é preciso que haja surto da doença anunciado para se preocupar com ela. Quanto mais ampla for a vacinação, maior a proteção de toda população e evita que o vírus prolifere”, afirma Daniela.

As vacinas trivalentes de 2018 disponibilizadas contêm três tipos de cepas: H1N1 e H3N2 (ambas do vírus influenza A) e um similar ao vírus influenza B. Já as vacinas tetravalentes, encontradas apenas em clínicas particulares, têm um vírus similar ao influenza B, além das outras três já presentes na trivalente.

Fonte: MR Comunicação 
Vírus H3N2 deve ser um dos vilões de 2018 Vírus H3N2 deve ser um dos vilões de 2018 Reviewed by Redação on 4/04/2018 05:05:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-