Saiba como acertar na hora de fazer um bolo caseiro

Culinarista separou algumas dicas para ajudar na tarefa

(Foto: divulgação)
De preferência, todos os ingredientes deverão ser usados em
temperatura ambiente, orienta chef de cozinha
Fazer bolo em casa para um café da tarde em família é uma atividade bem comum na maioria das famílias. No entanto, nem todo mundo acerta o bolo e, o que era para ser um momento de descontração com pessoas queridas pode se tornar uma situação embaraçosa.

Fazer o bolo é uma atividade simples que requer paciência, amor e dedicação, afinal, um alimento feito com carinho tem um gostinho ainda mais especial. Além do lado afetivo, os ingredientes, por exemplo, podem interferir diretamente no resultado final.

Cecília Victório, sócia fundadora e chef responsável pela área de desenvolvimento de produtos da Bolos da Cecília, separou algumas dicas para ajudar na missão de acertar no bolo em casa.

Como selecionar os ingredientes?

É necessário que todos os ingredientes sejam de boa qualidade. Ex: teor de gordura, açúcar, etc. Se forem usadas frutas, o cuidado deverá ser maior, pois elas oxidam facilmente e estragam. A maioria tem a validade de dois a três dias somente.

Existe uma temperatura ideal para utilizar os ingredientes? 

De preferência, todos os ingredientes deverão ser usados em temperatura ambiente, isso vai facilitar a incorporação deles e os tornarão mais aerados, inclusive os ovos. Se estiverem sob refrigeração retire um tempinho antes.

(Foto: divulgação)
Chef Cecília Victório ensina como não errar na hora de fazer um bolo caseiro
Os bolos que pedem suco podem ser industrializados ou é melhor sempre optar por suco natural?

Sempre que possível escolher frutas naturais, nas minhas lojas só usamos suco natural e espremidos na hora, assim conservam mais as propriedades dos ingredientes usados e o bolo fica extremamente mais saudável.

Qual a temperatura ideal para assar o bolo sem ressecar a massa?

A temperatura ideal é de 180 a 220 graus.

Por que, às vezes, o bolo não cresce?

No geral é porque não se segue as etapas da receita corretamente. Um dos motivos é não incorporar os ingredientes de forma correta, por ex. claras mal batidas e forno muito quente.

Pode mexer no bolo enquanto ele assa?

Os primeiros 20 minutos de forno são cruciais para um  bolo bem feito. A grosso modo, a explicação é essa: o bolo está se acostumando com o ambiente em temperatura mais alta e os ingredientes estão meio que se aglutinando e inflando de ar para o bolo crescer. Se ele sofrer um movimento, pronto! Desestrutura todas as moléculas, o ar se solta e o bolo não ficará como o esperado: um bolo crescido, dourado e brilhoso por cima.

Qual o principal segredo para acertar no bolo em casa?

Usar bons ingredientes e sempre frescos de preferência. Preparar um bolo sem pressa, obedecendo à receita, o tempo do preparo e temperatura, mas o  principal é o respeito pelos ingredientes e o amor no preparo de tudo que se faz. Se você não respeita, você desperdiça insumos e isso é falta de respeito com sua profissão principalmente quando se trabalha com alimentos.

O que fazer para o bolo não solar?

Bater o tempo necessário, bater as claras em neve e não esquecê-las por um tempo enquanto vai fazer outra coisa e depois volta a fazer o bolo. Claras voltam a ser líquidas e seu bolo vai solar certamente.

Qual a maneira correta de untar a forma para não grudar?

O segredo é fazer sem correria, untar toda forma com margarina, inclusive as bordas e a torre. Salpicar de farinha e retirar bem o excesso.

Como saber/escolher o tamanho da forma?

O tamanho da forma vai depender da quantidade de massa da sua receita. Devemos colocar massa até a metade da altura da forma, pois assim o bolo terá espaço suficiente pra crescer e não passar da borda e derramar massa pra fora da forma.

Fonte: Oficina da Comunicação
Saiba como acertar na hora de fazer um bolo caseiro Saiba como acertar na hora de fazer um bolo caseiro Reviewed by Redação on 4/26/2018 08:56:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-