campa-insta


Má oclusão pode desencadear problemas posturais

Compartilhar no WhatsApp!
Mais de 80% dos brasileiros sofrem com o problema

(Foto: Getty Images)
Cerca de 83% dos brasileiros apresentam má-oclusão
O que a má oclusão - quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias - tem a ver com os problemas posturais? “Geralmente quando existe uma disfunção na oclusão, esta pode ocasionar uma postura inadequada, falta de equilíbrio. Em atletas pode acontecer até a perda de rendimento”, explica a Dra. Adriana Jettar Ciomei, diretora da Elleven - Centro de Odontologia Preventiva Avançada. O fato é que muitas dessas más oclusões são consequências de patologias da articulação temporomandibular (ATM) e de alterações das vias aéreas, as verdadeiras causas das alterações posturais.

Cerca de 83% dos brasileiros apresentam má-oclusão, sendo que em 40% dos casos ela está relacionada ao fator genético e em 60% ao meio ambiente, ou seja, uso de chupeta, sucção dos dedos, uso prolongado de mamadeira. Problemas respiratórios como adenoide, rinite, respirador bucal e sinusite são outros fatores que podem ocasionar o problema. Alimentação pastosa, que não estimula a função mastigatória, é outra possibilidade para a má oclusão, além da perda precoce dos dentes permanentes, traumas e tumores.

Alguns sintomas podem levar ao diagnóstico da má oclusão, como o desconforto ao mastigar ou comer, alinhamento incorreto dos dentes, alterações na aparência da face e problemas na fala. “Com o diagnóstico em mãos, é preciso partir para o tratamento. Aparelhos para corrigir a posição dos dentes, cirurgia para remodelar ou encurtar a mandíbula, remoção dos dentes para corrigir casos de dentição supranumerários e reabilitação protética estão entre as indicações”, explica Dra. Adriana.

Postura 

Existem vários exames que podem ser realizados para detectar se o problema postural está relacionado à má oclusão. “Não podemos afirmar que a má postura é ocasionada pela má-oclusão, o que sabemos é que elas se correlacionam. Por isso, é muito importante um tratamento precoce da má oclusão, para que esta não venha acarretar problemas posturais”, alerta a especialista.

A partir da confirmação que o problema postural está relacionado com a má oclusão, o primeiro passo é reabilitar a oclusão e depois buscar a ajuda profissional de um fisioterapeuta e um personal trainer para que juntos realizem o fortalecimento muscular. “ O trabalho multidisciplinar é o mais indicado para se obter o melhor resultado e benefício para o paciente”, comenta Dra. Adriana.

Fonte: Gengibre Comunicação
Má oclusão pode desencadear problemas posturais Má oclusão pode desencadear problemas posturais Reviewed by Redação on 4/23/2018 07:17:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-