campa-insta


Veja mitos e verdades sobre a hérnia de disco

Compartilhar no WhatsApp!
Especialista esclarece as dúvidas mais comuns sobre o problema, uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil

(Foto: divulgação) 
Segundo especialista, repouso e uso de analgésicos são os tratamentos
iniciais para quem tem hérnia de disco
Uma em cada seis pessoas no mundo sofre de algum tipo de problema causado pela hérnia discal, lombar, cervical e dorsal. Existem várias causas para a hérnia, que pode ser evolutiva, e envolver fatores genético, mecânico, degenerativo, nervoso, vascular, imunológico, infeccioso e biológico.

Para o ortopedista, Maurício Marteleto Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT),  alguns casos de hérnia discal podem causar adormecimento e perda de função motora do membro e, em situações extremas, até a paralisia. “Os sintomas variam entre dor lombar, cervical e dorsal, além da ciática, da braquialgia e da dor intercostal, que se transmitem no trajeto da raiz nervosa inflamada na coluna até a extremidade do membro", destaca.

Segundo o especialista, repouso e uso de analgésicos são os tratamentos iniciais para quem tem hérnia de disco. Exames mais detalhados vão auxiliar no diagnóstico. "Uma análise cuidadosa e regular da saúde em geral e um tratamento adequado da causa da hérnia discal podem ajudar bastante a minimizar ou sanar as dores, que causam inúmeros transtornos para a vida do paciente", afirma o médico que comenta o que é mito e o que é verdade sobre a doença:

Toda hérnia de disco precisa ser operada?
Mito.

Hérnia de disco pode causar formigamento ou dormência nos membros superiores e inferiores?

Verdade. Com o desgaste do disco intervertebral, o nervo pode ficar comprimido e ser lesado pela fricção, causando o formigamento ou dormência.


Só pessoas acima do peso ou obesas têm hérnia de disco?

Mito. Pessoas magras também podem sofrer o desgaste do disco intervertebral.


Fazer exercício físico de forma errada pode causar hérnia de disco?

Verdade. Procure um especialista para auxiliá-lo na prática esportiva. Repetir movimentos de forma errada pode lesar a cartilagem que existe entre as vértebras e acarretar em uma lesão.


Apenas pessoas idosas podem ter hérnia de disco?

Mito. Adultos e jovens também podem sofrer deste mal.


Tratamentos alternativos podem aliviar a dor e até tratar o problema?

Verdade. Sessões de fisioterapia, acupuntura, compressas quentes ou frias e ozonioterapia podem aliviar o desconforto.


Hérnia de disco pode causar dor de cabeça?

Verdade. Se a hérnia for cervical, a dor pode irradiar para a região craniana.

Fonte: Age Imagem
Veja mitos e verdades sobre a hérnia de disco Veja mitos e verdades sobre a hérnia de disco Reviewed by Redação on 3/01/2018 07:53:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-