Operação da PF investiga irregularidades na concessão de bolsas de estudo

Os problemas identificados foram encontrados nos programas Universidade Aberta do Brasil e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

De Brasília
Paula Laboissière | Repórter da Agência Brasil

(Foto: arquivo / Agência Brasil)
Entre as irregularidades encontradas estão bolsistas cadastrados
que não participaram de processo seletivo
A Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram hoje (17) a Operação Curriculum, que investiga irregularidades na aplicação de recursos dos programas Universidade Aberta do Brasil e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica pela Universidade Estadual do Piauí.

De acordo com o CGU, levantamentos realizados pelo órgão detectaram indícios de concessão indevida de bolsas a pessoas que não atendiam aos requisitos estabelecidos nos programas ou não desempenhavam as atividades. Apenas em 2016, foram constatados pagamentos irregulares de mais de R$ 270 mil.

Também foram identificadas irregularidades como bolsistas cadastrados sem que tenham participado de processo seletivo e bolsistas sem a formação acadêmica e a experiência profissional exigidas pelos programas, sendo alguns deles familiares de servidores da universidade suspeitos de terem sido favorecidos.

Ainda segundo o CGU, está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, onde funcionam as coordenações dos programas Universidade Aberta do Brasil e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Operação da PF investiga irregularidades na concessão de bolsas de estudo Operação da PF investiga irregularidades na concessão de bolsas de estudo Reviewed by Redação on 1/17/2018 06:23:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-